A consultoria global de marcas Interbrand lançou nesta quarta-feira seu ranking anual Best Global Brands, listando as marcas mais valiosas do mundo e marcando um quarto de século de análises e avaliação de marcas. Com dados copilados desde 2000, o estudo aponta que o valor acumulado das 100 marcas mais valiosas do mundo aumentou 3,4 vezes desde que a Interbrand publicou pela primeira vez a sua classificação (de US$ 988 bilhões para US$ 3,4 trilhões). 

“Nesse quarto de século de análise contínua das marcas mais valiosas do mundo, fica cada vez mais evidente que, embora as táticas de marketing de performance possam gerar ganhos financeiros de curto prazo, o que realmente faz a diferença nas marcas que mais cresceram nessa trajetória é o investimento em uma estratégia de marca clara a longo prazo”, analisa Beto Almeida, CEO da Interbrand no Brasil. “Se estas marcas tivessem sido tratadas e geridas como ativos estratégicos de crescimento, então esta tabela poderia valer até US$ 6,9 trilhões”, afirma Gonzalo Brujó, CEO Global da Interbrand.

A Apple continua a ser a marca mais valiosa, mas o valor da sua marca caiu pela primeira vez em mais de duas décadas: -3% entre 2023 e 2024. Comentando sobre a Apple, Greg Silverman, diretor Global de Economia de Marca da Interbrand disse: “enquanto outros correram para a IA, a Apple tomou um caminho mais deliberado para garantir que seus lançamentos de IA correspondessem aos seus valores. Este ato de liderança mais lento colocou a confiança a longo prazo à frente dos ganhos de receitas a curto prazo. Seguindo esses movimentos da marca, as ações da Apple subiram 20% no acumulado do ano e prevemos que o valor da Apple aumentará nas classificações de 2025.”

O estudo mostra que 14 das 100 principais marcas de 2024 são automotivas, representando mais do que qualquer outro setor no ranking. Três marcas de automóveis – Toyota (6), Mercedes-Benz (8) e BMW (10) – aparecem no top 10. 


Confira o ranking da Interbrand com as 83 marcas mais valiosas do mundo (em bilhões de dólares) 

  1. Apple: 488,9
  2. Microsoft: 352,5 
  3. Amazon:298,1
  4. Google: 291,3
  5. Samsung: 100,8
  6. Toyota: 72,8
  7. Coca-Cola: 61,2
  8. Mercedes-Benz: 58,9
  9. McDonald's: 53
  10. BMW: 52
  11. Louis Vuitton: 50,9 
  12. Tesla: 45,5
  13. Cisco: 45,5
  14. Nike: 45,4
  15. Instagram: 45,1
  16. Disney: 42,8
  17. Adobe: 39,4
  18. Oracle: 37,7
  19. IBM: 37,3
  20. Seiva: 36,8
  21. Facebook: 34,9
  22. Hermes Paris: 34,7
  23. Chanel: 33,2
  24. YouTube: 30,1
  25. JP Morgan: 27,1
  26. Honda: 26,7
  27. American Express: 26,7
  28. Ikea: 24,3
  29. Allianz: 23,5
  30. Hyundai: 23
  31. Accenture: 21,9
  32. Visa: 21,1
  33. Pepsi: 21
  34. Sony: 20,8
  35. UPS: 20
  36. Nvidia: 19,99
  37. Intel: 19,7
  38. Netflix: 19,7
  39. Mastercard: 18,5
  40. PayPal: 18,3
  41. Gucci: 17,9
  42. Zara: 17,8
  43. Porsche: 17,4
  44. Airbnb: 17,3
  45. Audi: 17,29
  46. Salesforce: 17,1
  47. GE: 17,09
  48. AXA: 16,8
  49. Volkswagen: 16,5
  50. Siemens: 15,8
  51. Adidas: 15,5
  52. Starbucks: 15,3
  53. L'Oréal: 14,8
  54. Pampers: 14,5
  55. Citi:14,49
  56. Ford: 14,4
  57. Goldman Sachs: 14,39
  58. Lego: 14
  59. Nissan: 13,9
  60. H&M: 13,6
  61. Nescafé: 13,5
  62. Ferrari: 13,1
  63. eBay: 12,9
  64. HSBC 12,5
  65. Spotify: 12,4
  66. Morgan Stanley: 12,39
  67. Budweiser: 12
  68. HP: 11,6
  69. Philips: 11,5
  70. Nintendo: 11,49
  71. Nestlé: 11,3
  72. Colgate: 10,7
  73. Cartier: 10,6
  74. Dior: 10,4
  75. Gillette: 10,1
  76. Santander: 10
  77. LinkedIn: 9,5
  78. Uber: 9,2
  79. 3M: 8,9
  80. Corona: 8,7
  81. Cat: 8,69
  82. Danone: 8,4
  83. Prada: 8,3