TREND

Após críticas de Nath Finanças, Nubank vira um dos assuntos mais comentados nas redes

Influenciadora explicou porque não gosta da fintech que se tornou um dos maiores bancos do país em número de clientes

Por Cinthya Oliveira
Publicado em 23 de maio de 2024 | 21:36
 
 
 

Quem acessou a rede X (ex-Twitter) nesta quinta-feira (23) deve ter percebido que o nome do banco digital Nubank foi parar nos assuntos mais comentados do dia. Isso porque a influenciadora de economia Nath Finanças publicou em suas redes sociais, no dia anterior, críticas à fintech multinacional. 

Em um tuíte que teve 1,8 milhão de visualizações e e 29 mil curtidas, a influenciadora compartilhou com os seguidores os motivos pelos quais não indica a instituição financeira. Ela explicou que seu cartão de crédito foi clonado três vezes e não teve boa experiência ao ser uma das convidadas para entrevistar a co-fundadora do Nubank Cristina Junqueira em uma edição do programa Roda Viva, da TV Cultura, em 2020. 

“Acho essa instituição peculiar desde que conheci a fundadora pessoalmente no Roda Viva de 2020, quando ela justificou não contratar tantas pessoas negras dizendo que não poderia ‘nivelar por baixo’. Naquele dia, eu estava lá pessoalmente e, sabe quem foi atacada pela fala de uma mulher branca? Eu. Eu recebi ataques por não confrontar a fundadora por essa declaração”.

A influenciadora também fez um vídeo para ser compartilhado em outras plataformas. No Instagram, o vídeo com as críticas obteve mais de 1.300 comentários - tanto de quem também teve más experiências com o banco digital, como de defensores do Nubank.

Vale lembrar que este foi o banco que mais cresceu em 2023, ganhando 17 milhões de clientes em apenas um ano. O Nubank encerrou o ano passado com 86 milhões de clientes no Brasil.  

Esta não foi a primeira vez em que a influenciadora fez críticas à fintech. Em março deste ano, ela publicou um vídeo questionando a dívida de uma mulher que perdeu o emprego durante a pandemia e viu a dívida do cartão de crédito crescer de forma exponencial em quatro anos. 

A reportagem de O TEMPO pediu um posicionamento para o Nubank sobre as críticas feitas pela influenciadora e aguarda retorno. Esta matéria será atualizada assim que a resposta for enviada. 

Mas o Nubank não é a única empresa que já teve problemas com Nath Finanças. A influenciadora ensina seus seguidores e os assinantes de seu aplicativo a usarem as melhores ferramentas disponíveis nas plataformas das instituições financeiras e a economizar. Em junho de 2023, ela ensinou o passo a passo para clientes de bancos se livrarem de todas as tarifas das contas correntes e pedirem reembolso das que já foram pagas. No Itaú, teria acontecido uma força-tarefa para lidar com a enxurrada de clientes pedindo o fim de taxas e reembolsos - segundo a própria influencer. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!