CRESCIMENTO POSITIVO

Consumo nas casas mineiras cresce quase 3% no 1º trimestre de 2024, aponta AMIS

Dados são do Índice de Consumo dos Lares Mineiros, pesquisa realizada pela AMIS

Por Pedro Faria
Publicado em 23 de maio de 2024 | 16:38
 
 
 

Os supermercados mineiros registraram um aumento de 4,18% nas vendas no primeiro semestre de 2024, quando comparado ao mesmo período em 2023. Os dados são do Índice de Consumo dos Lares Mineiros, pesquisa mensal da Associação Mineira de Supermercados (AMIS)

A pesquisa também indicou que a demanda dos consumidores nos estabelecimentos mineiros aumentou 10,38% em março em relação a fevereiro, com expansão de 4,18% no consumo das famílias.

O maior desempenho ocorreu na Zona da Mata, com 11,73%, e o menor crescimento ocorreu no Norte/Noroeste, com 7,25%. 

Para o presidente executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala, o aumento da demanda em março e no acumulado do período é um fator positivo para o momento da economia. “Primeiramente, tivemos a coincidência de um conjunto de fatores em relação ao calendário. Além de 31 dias em março, contra 29 em fevereiro, no mês de março tivemos cinco finais de semana e em fevereiro, quatro. Adicionalmente, foram finais de semanas 'cheios', com cinco sextas-feiras, cinco sábados e cinco domingos, o que faz muita diferença no consumo nas lojas”, explica Claret.

Os índices divulgados pela pesquisa se aproximam das projeções para todo o ano, que são de 3%. Porém, segundo o presidente, certamente a demanda continuará em crescimento, mas não nessa proporção. “É um bom primeiro trimestre, mas é só o início. Apostamos em um ano de crescimento, sim, mas estamos cientes também dos desafios do setor, como os altos custos, a falta de mão de obra e um cenário internacional bastante incerto do ponto de vista das tensões geopolíticas, de onde não sabemos o que pode vir”, pondera Claret.

O aumento da capacidade de compra das famílias mineira vai de encontro com o crescimento da Intenção de Consumo das Famílias (ICF), que avançou 1,3% em maio. Esse foi o segundo resultado positivo consecutivo do índice, apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgado na última terça-feira (21).

O indicador apresentou alta em todos os componentes. No comparativo com maio de 2023, o aumento foi 6,4%. A ICF está em 102,9 pontos, na zona de satisfação (em que se encontra desde agosto do ano passado).

 

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