Pelo menos 36% dos consumidores que vão presentear alguém no Dia dos Namorados, em 12 de junho, farão as compras pela internet. Segundo pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo SPC Brasil, em parceria com a Offerwise, a data deve levar 99,7 milhões de pessoas às compras no país, um aumento de 7,6 milhões em comparação com o ano passado.

Além das compras online, 57% dos consumidores pretendem comprar a maioria dos presentes em lojas físicas, sobretudo em shoppings centers (26%) e shoppings populares (9%).

E-commerce

Na visão do especialista em vendas e gestão empresarial e CEO da Consultoria MR16, Marcelo Reis, o consumidor vem adquirindo uma maneira mais efetiva de consumo no e-commerce. “Vendo as datas sazonais anteriores, tudo leva a crer que o varejo on-line continue crescendo para 12 de junho também”, avalia.

“Isso vem em decorrência de uma mudança de hábito dos consumidores que têm se planejado melhor e comprado com antecedência produtos via internet, seja pela diversidade de opções, seja pelo preço”, explica. 

Compras com antecedência

Para Reis, entender o que irá presentear, saber pesquisar e comprar com antecedência pode levar a uma boa economia, além da assertividade no presente. Quem deixa para a última hora, pode acabar não encontrando o que precisa, compra mais caro e muitas vezes não agrada tanto como poderia. E, nesse quesito, o e-commerce pode ajudar muito. 

Segundo a pesquisa da CNDL, 77% pretendem fazer pesquisa de preço antes das compras, sendo que 82% costumam fazer pesquisa na internet, principalmente em sites/aplicativos de varejistas, lojas de departamento, sites de busca e canais de comparação de preço.

O levantamento mostra que 44% dos consumidores pretendem fazer as compras na primeira semana de junho, 22% em maio e 19% nas vésperas da data, o que representa 18,8 milhões de consumidores que farão as compras de última hora.

“Nesse momento, enquanto ainda tem um tempo para fazer as compras, é vital que o consumidor possa se planejar, saber o que ele quer comprar, isso dá tempo para que ele possa fazer as pesquisas, seja nas lojas físicas ou nos e-commerces”, diz. “Como ainda falta um tempo, a hora de planejar e comprar é agora, porque ele ainda tem a possibilidade de receber o produto no conforto da sua casa, se optar por comprar pelo e-commerce”, sugere.

Movimento para o varejo

Ainda segundo a pesquisa, em média, o consumidor brasileiro deve desembolsar R$ 232 com os presentes do Dia dos Namorados, (R$ 36 a mais que no ano passado), valor que aumenta entre as classes A/B para R$ 293. Com isso, a data deve movimentar R$ 23,17 bilhões no varejo e serviços, tendo um aumento de R$ 5,1 bilhões na estimativa deste ano, quando comparado ao ano passado.

Segundo Marcelo Reis, para aproveitar o momento, os varejistas precisam ser mais proativos na busca por clientes. “Vemos que os consumidores estão atrás de boas experiências e, com tempo disponível reduzido, o varejista que for mais assertivo e que oferecer algo interessante e com preço justo, tende a se diferenciar”, diz.