A BhAirport, empresa que controla as operacoes do Aeroporto de Confins, na Grande BH, recebeu da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), um certificado premiando o terminal como o mais sustentável do Brasil.
Este é o segundo ano consecutivo que Confins recebe o prêmio. Desta vez, o aeroporto foi classificado com 98,84% na pontuação da Anac.
Signatário do Pacto Global da ONU, o aeroporto já havia sido reconhecido como um Aeroporto Verde, pelo programa Green Airport. Em 2023, o terminal mineiro se tornou o primeiro aeroporto carbono neutro do Brasil.
A cerimonia de premiação foi realizada em Brasília nessa quinta-feira (6). Segundo Daniel Miranda, CEO do BH Airport, nos últimos anos, o terminal focou em estratégias de planejamento para tornar o ambiente mais sustentável. “Nosso terminal se compromete com a sustentabilidade em toda sua operação. Já temos importantes projetos na área como preservação de fauna, descarbonização, reaproveitamento de água e vamos continuar descobrindo novas estratégias para consolidar como referencia de operação sustentável”, diz.
Além disso, a controladora do terminal investiu na troca dos equipamentos, como motos e caminhões, por veículos elétricos. As lâmpadas também foram substituídas por LED, consumindo menos energia. Tudo isso contribuiu para a certificação do aeroporto.
Atualmente, o aeroporto atende mais de 60 destinos em todo o país e mundo. Recentemente, houve um aumento no número de voos que saem de Confins para outras cidades de Minas. Mais de 10 milhões de passageiros devem passar pelo terminal até o fim de 2024.