Um levantamento realizado pela Kantar, empresa de pesquisa de tendências de consumo, revelou que 86% dos brasileiros consideram importante que as empresas das quais compram promovam ativamente a diversidade e a inclusão nos seus próprios negócios. No mundo, esse número gira em torno de 75%. Entre as empresas brasileiras, Natura, O Boticário e Globo foram apontadas pelos brasileiros como as marcas mais inclusivas. 

Os dados sobre o interesse dos consumidores em diversidade e inclusão fazem parte do Brand Inclusion Index 2024 (BII), que ouviu mais de 23 mil pessoas em 18 países. No Brasil, foi avaliada a opinião de 1.012 indivíduos de quatro grupos sub-representados: mulheres, pessoas pretas e pardas, pessoas com deficiências (PCDs) e comunidade LGBTQ+.

Dentro da pesquisa, os entrevistados foram solicitados a mencionar aquela marca que consideram mais inclusiva. No Brasil, 43% das pessoas conseguiram citar um nome, revelando Natura, O Boticário e Globo como os principais exemplos positivos.

Já o Google foi avaliado como a marca mais inclusiva do mundo. Os consumidores ouvidos pelo estudo elogiaram o Google pelo seu compromisso com a diversidade e a inclusão nas suas políticas internas, produtos e marketing, pela sua representação autêntica de pessoas de todas as esferas da vida e pela sua inovação de ponta para a inclusão.

Confira o ranking mundial completo:

  • 1.Google
  • 2. Amazônia
  • 3. Nike
  • 4. Dove
  • 5. McDonald’s
  • 6.Netflix
  • 7. Coca-Cola
  • 8. Adidas
  • 9.Disney
  • 10. Apple

“O estudo nos mostra uma grande oportunidade de aprendizado para as marcas de como acertar nas ações de Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI)”, afirma Maura Coracini, diretora de digital e mídia da Kantar Insights Brasil.