Comemorado no próximo domingo (15), o Dia do Cliente tem se firmado ano a ano no calendário varejista. Assim como acontece com a Black Friday, comemorada na última sexta-feira de novembro, a data é usada por empresários para realizar ofertas, atrair os consumidores e turbinar as vendas. Muitos comerciantes, aliás, não se limitam apenas ao dia e realizam uma semana inteira de promoções, dando ao cliente mais de uma opção de data para fazer suas comprinhas. Mas, você sabe como surgiu essa data?
Marcelo de Souza e Silva, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de BH (CDL-BH), explica que o Dia do Cliente surgiu em 2003 por meio de uma iniciativa do empresário gaúcho João Carlos Rego, que também é especialista em marketing e recursos humanos.
“Sua ideia foi homenagear aquele cliente fiel e que, independentemente das mudanças no comércio e das facilidades promovidas pela venda digital, continuava fiel à loja de sua preferência. Assim, a data surgiu como uma celebração à fidelidade do cliente”, conta.
Além disso, segundo ele, a data também ajuda a aquecer as vendas em um período carente de atrativos e datas comemorativas. “Muitos lojistas criam estratégias de fidelização e promovem ações promocionais de estoque”, aponta.
Para atrair clientes e turbinar as vendas, o Shopping Cidade vai oferecer sua “roleta premiada” entre os dias 9 e 15 de setembro. Localizada no piso Rio Janeiro, a roleta vai oferecer descontos de 10%, 12%, 15%, 18%, 20% e até 50% nas compras, alguns mimos como donuts, pingentes, entre outras coisas, além de vouchers que poderão ser usados dentro do período da ação nas lojas participantes.
Entre os comerciantes do shopping, a expectativa é positiva para aproveitar o período. Victor Ferreira, gerente da loja de calçados Usaflex, afirma que a roleta tem ajudado a atrair mais consumidores. “O retorno tem sido positivo, as clientes participam da ação e vão até à loja atrás das peças com descontos. Isso faz com que elas conheçam outros produtos também”, diz.
Já Nayara Santos, gerente da Centauro, também elogiou a ação. "Os clientes gostam dos cupons de desconto e do sentimento de serem favorecidos. O resultado é que as vendas melhoraram. Houve dia em que batemos 80% da meta antes das 17h", revela.
Já o Shopping Estação BH também vai focar no digital na hora de promover descontos, entre os dias 10 e 15 de setembro. Quem acessar a Vitrine Virtual do mall ou as redes sociais, terá a chance de encontrar produtos e serviços com até 60% de desconto.
Ludmila Martins, gerente de marketing do shopping, afirma que a data serve como um aquecimento para a Black Friday, que ocorre em novembro. "Estamos colaborando com nossos lojistas para que eles maximizem suas vendas. Focamos tanto na visita ao shopping quanto em nossos canais digitais, onde os clientes podem explorar uma vitrine virtual repleta de ofertas”, garante.
Parecidos, mas diferentes
Apesar de muita gente nem notar a diferença, vale destacar que o Dia do Cliente é diferente do Dia do Consumidor.
O Dia do Consumidor, celebrado em 15 de março, surgiu como uma estratégia do comércio eletrônico para promover vendas no período que antecede a Páscoa.
Geralmente, é mais associado ao varejo on-line, embora lojas físicas também participem com promoções especiais. O objetivo principal é impulsionar as vendas e atrair a atenção dos consumidores por meio de preços competitivos e oportunidades de compra vantajosas.
Já o Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro, é uma ocasião dedicada a reconhecer e valorizar a fidelidade e a relação entre o consumidor e a empresa. O objetivo é fortalecer os laços entre a marca e seus consumidores, promovendo a fidelização e o engajamento.