Foi das massagens que fazia no marido – que tem diabetes e, por isso, sofre com pés rachados e ressecados – que a cosmetóloga Eliane Santos, de 51 anos, teve uma ideia que mudou a vida dela e a da família: criar a própria linha de cosméticos. Ainda em 2020, depois de buscar informações e fazer cursos, a moradora do bairro Céu Azul, em Venda Nova, em Belo Horizonte, se profissionalizou e desenvolveu a Natural Kosméticos, que, além de hidratantes, comercializa sabonete, xampu, condicionador, desodorante, em um total de 20 produtos, tudo vendido pelas redes sociais, em um negócio com o qual ela diz faturar cerca de R$ 20 mil por mês.

“Todos os produtos vendidos são naturais e veganos. Foi uma forma que eu encontrei de ter produtos mais naturais. Hoje em dia é tudo muito industrializado”, diz a microempreendedora, que trabalha em um espaço na própria casa.

Eliane criou a Natural Kosméticos
Arquivo pessoal

Nos dias 13 e 14 de setembro, Eliane vai compartilhar sua experiência e seus produtos com cerca de 10 mil pessoas que são esperadas no Expo Favela Minas Gerais, uma feira de negócios realizada pela Favela Holding e produzida pela InFavela em parceria social com a Central Única das Favelas (Cufa). O objetivo do evento, realizado pela segunda vez em Minas, é ajudar as pessoas a desenvolver gestão de negócios e fomentar o empreendedorismo e a cultura das favelas do Estado.

Para este ano, serão 60 expositores, 50% a mais do que em 2023. “É uma grande oportunidade para todos os expositores e também para o público, que muitas vezes já tem um negócio ou está pensando em abrir um. Teremos workshops, palestras e seminários. O papel do Sebrae é potencializar essa troca de conhecimento e experiências que vão desenvolver o empreendedor”, explica Michelle Chalub, analista do Sebrae Minas, outro parceiro da iniciativa.

Eliane acha importante dividir com outras pessoas sua experiência, pois acredita que pode ajudar mais gente a mudar de vida. “É uma chance de inspirar pessoas que, assim como eu, têm um sonho e querem fazer a diferença. Acredito que, ao compartilhar minha trajetória e as conquistas que alcancei com muita dedicação, posso motivar outras pessoas a seguir seus próprios caminhos, superando desafios e criando negócios que transformem suas comunidades. Além disso, é uma forma de dar visibilidade ao meu negócio e fazer um bom networking, para entender mais sobre como gerir meu empreendimento e alcançar ainda mais clientes”, afirma Eliane.

Evento ajudou empreendimento

Bruno Araújo, de 44 anos, morador do Calafate, na região oeste de Belo Horizonte, sempre gostou da vida noturna, dos bares e baladas. Em 2004, quando morava nos Estados Unidos, enquanto curtia e se divertia com os amigos, ele aproveitava para observar o trabalho dos bartenders e se interessou em fazer um curso de mixologia, para entender mais sobre as bebidas, os sabores, o que combina com o que, qual é a formulação de uma bebida, qual é a forma da bebida, como chegar no gosto ideal. 

Foi então que ele resolveu seguir no ramo de bebidas e trazer também novidades: uma bebida mais leve, mais refrescante e que não agrida tanto o corpo humano. Através dessa experiência e interesse, ele criou a AQUA-SOUL, a primeira água alcoólica zero.

"O produto é zero açúcar, zero sódio, zero carboidrato e zero glúten. Não tem nenhum tipo de corante ou aromatizante; não trabalhamos com produtos sintéticos. A intenção é ser um produto que não cause inchaço corporal, não dê mau hálito e não provoque ressaca. Somos a primeira bebida alcoólica com quatro sabores: uva, blueberry, guaraná com tangerina, limão siciliano com flor de sal, e uma releitura do drink Sex on the Beach, um famoso drink conhecido mundialmente, que é um dos queridinhos do nosso portfólio", explica Bruno.

E no ano passado, Bruno teve a oportunidade de participar como expositor da primeira edição da Expo Favela Minas, uma experiência que ele nunca mais vai esquecer.

"Participar da Expo Favela foi uma experiência muito interessante, gratificante e de muito trabalho, onde pudemos apresentar o produto, realizar degustações e falar sobre nossa proposta e nossos objetivos. Fizemos muitas amizades e parcerias. Tenho amigos, como chefes de cozinha vegana no Pará, e outros que confeccionam roupas em Fortaleza. A Expo Favela proporciona exatamente essa interatividade. Nos ajuda a crescer, enxergar novas possibilidades, abrir a mente, sair da caixinha e acreditar no seu produto, na sua força e no seu trabalho. E sempre gosto de reforçar: sozinho ninguém faz nada", comenta.

"Mas o interessante é que, através da Expo Favela, consegui atrair investidores. Hoje, somos apoiados por um executivo de uma big tech. Então, a vida pós-Expo Favela nos trouxe muita alegria, mas também muito mais trabalho. É importante deixar claro para todos que desejam ir para a Expo Favela que este é só o começo. Agora, é preciso trabalhar dez vezes mais para manter o nível de qualidade, sinceridade e entrega. A Expo Favela é um divisor de águas na vida de quem realmente busca oportunidades", completa.

Ter o próprio negócio é desejo de 76% dos que moram em favelas

A pesquisa do programa Comunidade Empreendedora revelou também que 76% dos moradores de favelas têm vontade de ter um negócio próprio, um contingente bastante expressivo de pessoas. Para se ter ideia, em BH, conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, mais de 12% das moradias estão nessas localidades. Quando se amplia para o Estado, 598 mil moradores residem nas 372 comunidades de 33 municípios mineiros.

Pesquisadora da Fundação Dom Cabral, Elisângela Furtado reforça a necessidade de apoiar e desenvolver o empreendedorismo nas favelas. “O empreendedorismo é uma força, porém faltam conhecimentos básicos para poder crescer. Faz-se necessário ter política pública para desenvolver e aumentar o acesso à educação dessas pessoas”, alerta.

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais informou que o governo tem políticas públicas voltadas à desburocratização e ao incentivo do empreendedorismo no Estado, entre eles o Programa Minas Livre para Crescer, que busca simplificar regulamentações e facilitar a operação de empresas, incentivando a economia local.

Inscrições abertas

As inscrições para o Expo Favela Minas 2024 estão abertas e podem ser feitas por meio do site www.expofavelaminas.com.br. O evento vai acontecer no Sebrae Minas (avenida Barão Homem de Melo, 329, bairro Nova Granada, Belo Horizonte) nos dias 13 e 14 de setembro, das 10h às 18h.

Perfil dos comerciantes das favelas de Minas