Neste sábado (7/9), quando o país celebra o Dia da Independência, os supermercados de Belo Horizonte vão poder funcionar normalmente. A informação é da Associação Mineira de Supermercados (Amis).

Mas a situação não é a mesma em todas as cidades da Grande BH. De acordo com a entidade, a liberação para abertura das lojas é extensiva aos municípios da Região Metropolitana: Caeté, Confins, Jaboticatubas, Lagoa Santa, Nova Lima, Nova União, Pedro Leopoldo, Raposos, Ribeirão das Neves, Rio Acima, Sabará, São José da Lapa, Taquaraçu de Minas e Vespasiano.  

A abertura dos supermercados na data está prevista na Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) do setor aprovada pelo Sindicato Intermunicipal do Comércio Varejista de Produtos de Supermercados e Hipermercados no Estado de Minas Gerais (Sindsuper-MG) e o Sindicato dos Comerciários de Belo Horizonte e Região (SECBHRM).  

Embora o acordo para funcionamento do setor no dia 7 de setembro contemple a maior parte das convenções, no interior do estado existem CCTs celebradas em condições diferentes e que podem determinar o fechamento dos supermercados na data, de acordo com a Amis.