Pelo menos 58,4% dos empresários do comércio mineiro projetam um primeiro semestre deste ano ainda melhor que o segundo semestre de 2024. Os motivos para essa expectativa positiva, conforme pesquisa realizada pelo Núcleo de Inteligência e Pesquisa da Fecomércio MG, são otimismo, aquecimento do comércio e ações da loja. A pesquisa também mostra expectativa de estabilidade no comércio e de melhora nas vendas durante o ano de 2025 para 43,2% dos empresários ouvidos.  

Datas comemorativas devem ajudar a movimentar o comércio no período. De acordo com a pesquisa, 31,9% dos empresários têm boa expectativa para as datas comemorativas. Para 17,7% os resultados serão iguais. Entre elas estão: o Dia das Mães, que aparece com maior percentual entre as empresas (64,3%), o Carnaval (36,1%) e o Dia dos Namorados (25,6%).

Quando se compara o desempenho do segundo semestre de 2024 com mesmo período de 2023, o volume de vendas aumentou para 34% das empresas, sendo que o incremento foi de 20% para 31,5% delas no período.

“Esse aumento no otimismo é em parte decorrente da confiança nas estratégias comerciais, que utilizam métodos de comunicação que superam limites físicos e geográficos. Isso permite que os setores de comércio, serviços e turismo impulsionem suas vendas, fidelizem clientes e evidenciem seus diferenciais no mercado, tanto em relação aos produtos quanto ao atendimento”, afirma Fernanda Gonçalves, economista da Fecomércio MG.