O cartão de crédito deve ser a preferência dos pais na hora de comprar material escolar este ano em Belo Horizonte. De acordo com pesquisa do Ipead, da UFMG, pelo menos 43,66% dos pais devem parcelar as compras no crédito, e 11,27% devem passar no cartão de crédito, em uma única vez.

Já os pagamentos à vista ou no Pix caíram praticamente pela metade. Em 2024, 50,67% dos entrevistados disseram que iriam comprar dessa forma. Neste ano, esse percentual caiu para 23,94%. E o número de pessoas que não sabem como vão pagar o material saltou de 5,33% para 19,72%.

A pesquisa mostra ainda que a maioria (73,24%) pretende adotar alguma estratégia para economizar na hora da compra. Entre as sete estratégias sugeridas pela pesquisa, as mais citadas para economizar em 2025 foram: “Pesquisar preços em diferentes estabelecimentos” (67,31%) e “Realizar compras pela internet” (59,62%). E a opção “Reutilizar material escolar do ano anterior” cresceu 164,42%, em relação a 2024.

Desenvolvida pela Fundação Ipead, a pesquisa sobre o dispêndio com material escolar é aplicada juntamente com o Índice de Confiança do Consumidor de Belo Horizonte – ICC BH e tem o objetivo de avaliar o percentual de consumidores da capital mineira que terão esse gasto específico e quais estratégias pretendem utilizar para comprar melhor.