Com um mercado aberto pela Xeque Mate há quase uma década, o Carnaval de Belo Horizonte é a maior vitrine — e faturamento — de quase uma dezena de marcas de bebidas enlatadas produzidas na capital e região. Após o boom de novidades em 2024, a folia de 2025 promete ainda mais opções nos carrinhos dos ambulantes. Entre outras que ainda serão divulgadas nas próximas semanas, uma das primeiras a ser anunciada é o novo sabor da Lambe Lambe.

A marca mineira de drinks fermentados com frutas estreou no formato enlatado em 2024 com dois sabores: a latinha amarela de tangerina, limão e sal e a rosa de pitaya, maracujá e alecrim. Neste ano, apresenta a lata avermelhada de limonada rosa. Também com 355 ml e 6% de teor alcoólico, ela será lançada oficialmente no dia 8 de fevereiro, no bloco da Orquestra Popular Terno do Binga. A partir dessa data, começará a ser enviada também aos supermercados BH e às distribuidoras de bebidas. No supermercado, a latinha deve custar R$ 9. Já com os ambulantes, a ideia é que gire em torno de R$ 15 a R$ 20. 

O investimento da marca no primeiro trimestre deste ano chega a R$ 2 milhões, segundo a sócia e diretora comercial da marca, Kalinka Campos. No último ano, foram produzidas 430 mil latas para a folia, número que chegará a 1,5 milhão em 2025. Além de BH, serão cerca de 500 mil direcionadas a blocos independentes em São Paulo e no Rio de Janeiro.

A aliança entre a bebida e o Carnaval vai além das vendas, diz Kalinka. “Para nós, o Carnaval é a cultura de ocupação da cidade, e nos preocupamos em fomentar isso o ano interior. Esses eventos têm que ocorrer para as marcas poderem estar neles. Para além de estar nos blocos com a bebidas, pensamos em viabilizar banheiros químicos e servir bebidas para o cortejo, por exemplo”, detalha. Até este momento, a marca fechou parceria com 12 blocos independentes da cidade e prospecta outros mais.