O Carnaval de 2025 promete ser um dos mais movimentados para o comércio brasileiro, com uma expectativa de receita de R$ 12,03 bilhões, segundo a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Esse crescimento de 2,1% em relação ao ano passado, reflete o impacto do turismo e das vendas online, que se consolidam como uma vertente essencial para o período.

Já o e-commerce tem desempenhado um papel estratégico, aproveitando a alta demanda por fantasias, acessórios, pacotes de viagem e experiências exclusivas. Para isso, as empresas apostam em promoções, descontos, cashback e programas de benefícios para atrair consumidores, em meio à concorrência crescente no comércio eletrônico.

Diversos setores devem ser beneficiados pelo evento, que ocorrerá nos primeiros dias de março. Conforme os dados da CNC, 83% de toda a receita gerada entre fevereiro e o início de março será proporcionada pelo turismo. Além disso, o setor de bares e restaurantes deve liderar os gastos, com uma estimativa de movimentar R$ 5,4 bilhões. Em seguida, está o segmento de transporte de passageiros (R$ 3,31 bilhões) e a hospedagem (R$ 1,28 bilhão). Para Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus públicos-alvo, o Carnaval representa uma grande oportunidade para o varejo online e a experiência do consumidor.

"O turismo de Carnaval movimenta milhões em diferentes regiões do país. Nesse cenário, o e-commerce se torna um aliado estratégico, permitindo que consumidores encontrem pacotes, produtos e serviços com mais praticidade e conveniência”.

Com a crescente concorrência no varejo online, estratégias assertivas podem fazer a diferença no desempenho das marcas que vendem virtualmente durante o Carnaval. “O turismo de Carnaval é um nicho específico, e as empresas se preparam ao longo do ano para aproveitar da melhor forma”, reforça o especialista. 

“No e-commerce, estratégias de mídia direcionadas podem impactar diretamente as decisões de compra dos consumidores. O retail media, por exemplo, permite segmentar anúncios aos clientes que buscam por passagens aéreas, hospedagens e outros produtos relacionados com a época. Além disso, programas de benefícios, como cashback e pontos podem ser diferenciais estratégicos para atrair e reter clientes”, destaca Eduardo.