O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, anunciou nesta terça-feira (29/04) investimento de cerca de R$ 340 milhões em obras de saneamento básico, recuperação de áreas degradadas e nascentes em mais de 50 municípios da região de Furnas, no Sul de Minas. Segundo comunicado da Pasta, "além de melhorar as condições de saúde da população local, os investimentos também visam ampliar a flexibilidade operativa do reservatório da usina de Furnas, preservando os usos múltiplos da represa".
Ainda segundo o ministério, as demandas das obras foram apresentadas pelas prefeituras e associações regionais ao Ministério de Minas e Energia (MME) e outras pastas do Governo Federal. "Silveira articulou e trabalhou para a aprovação das propostas no Comitê Gestor da Conta do Programa de Revitalização dos Recursos Hídricos da área de influência de Furnas, na última semana, garantindo os recursos para as ações. As obras serão contratadas e executadas pela Eletrobras", informa o comunicado.
Segundo o ministro, a ação faz parte da estratégia de conservação do Lago de Furnas, com uma série de investimentos ainda em saneamento e recuperação de nascentes e áreas degradadas. “Estamos garantindo recursos para que a represa também continue cumprindo seu importante papel de gerar energia para o país, mas buscando preservar seus usos múltiplos da água, como para o turismo e o lazer, que levam desenvolvimento e renda para região. Além disso, aprovamos diversas obras de infraestrutura que eram aguardadas há anos pela população e fundamentais para melhorar as condições de saúde pública, ambientais e sanitárias com o tratamento adequado do esgoto. O presidente Lula tem recolocado cada vez mais Minas Gerais no orçamento”, afirmou o ministro.
Menos de dois meses após a visita do presidente Lula à Campo do Meio, no dia 7 de março, Silveira anuncia a destinação de R$ 58 milhões para as obras de construção de um dique no Lago de Furnas, que deve garantir que a represa continue com um nível alto no município mesmo em tempos de seca. A obra era uma demanda antiga da população. “Estamos cumprindo o compromisso que o presidente Lula e eu assumimos no início de março, durante um evento em Campo do Meio. A construção do dique é muito aguardada importante para a população do município, que sofre com os desafios ambientais e de saúde pública decorrentes da instabilidade do nível do reservatório de Furnas. Agora, os recursos estão garantidos e a obra vai ser, enfim, realizada”, disse Silveira.
Segundo o ministério, está prevista a construção de barramento em segmento do reservatório da UHE Furnas, incluindo canal extravasor, de forma a viabilizar a estabilização da cota do lago em 767,0m, na região marginal à área urbana do município de Campo do Meio. O canal será reversível, a funcionar com fluxo d’água no sentido, tanto do Lago para o reservatório da UHE FURNAS, como em sentido contrário, a depender da operação da UHE FURNAS, que desempenha um papel importante na geração de energia elétrica, em atendimento às demandas, em nível nacional, ou a depender de eventos climáticos excepcionais ocorrentes na área de seu reservatório.