Pelo menos oito em cada dez empresários do setor de bares e restaurantes de Belo Horizonte esperam bom faturamento com o movimento do Dia das Mães, neste domingo (11 de maio). A estimativa é da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). De acordo com a pesquisa, a maior parte dos empresários (30%) estimam aumentar o faturamento entre 6% e 10%. Outros 17% esperam faturar entre 11% e 20%. Os mais otimistas com a data (12%) esperam aumentar o faturamento acima de 30%.
A pesquisa da Abrasel também levantou a situação financeira das empresas. Ao menos 40% das empresas obtiveram lucro, 36% registraram estabilidade e 23% operaram em prejuízo em março. Para a presidente da Abrasel em Minas Gerais, Karla Rocha, os números mostram que as datas comemorativas são essenciais para o setor.
“Mesmo com os números mostrando que, em abril, 23% das empresas operaram no prejuízo e 34% estavam endividadas, com a chegada do Dia das Mães, 80% do setor espera aumento no faturamento e considera esta data estratégica e oportuna para obter resultados positivos. Não podemos nos esquecer do Dia dos Namorados, que também é uma data estratégica. Isso demonstra a importância das datas comemorativas para a recuperação do setor”, diz.
Quem tem boa expectativa para o Dia das Mães é o Passeli Boulangerie, espaço localizado na região da Pampulha que serve almoço e brunch. Por lá, a expectativa é que o movimento cresça 20% em relação a um domingo comum. No almoço, a casa vai servir um cardápio especial, com opções de entrada, prato principal e sobremesa, por R$ 160, em dois grupos: das 12h30 às 14h e das 14h às 15h30. Há também a opção de brunch a la carte, com preços variados, das 8h30 às 12h e a partir das 15h30.
Patrícia Passeli, proprietária da casa, que completa 5 anos em 2025, conta que o Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais procurada, atrás apenas do Natal. Um dos atrativos da padaria artesanal, além do cardápio baseado em pães, croissants, itens de pâtisserie e drinks, é o ambiente cercado de folhagens e flores. “É um jardim. A gente está em plena cidade, mas não parece que estamos em centro urbano”, comenta Patrícia.
Dia das Mães injeta bilhões no comércio
Além do setor de bares e restaurantes, o comércio da capital também tem expectativa de encerrar o período do Dia das Mães com um saldo positivo no faturamento. A data é considerada a melhor em vendas para o varejo depois do Natal. A expectativa é injetar R$ 2,2 bilhões na economia da capital mineira ao longo do mês de maio, segundo levantamento da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). O montante é 1,79% maior que o do mesmo período de 2024, quando foram movimentados R$ 2,16 bilhões.
“O Dia das Mães é uma das datas mais importantes para o comércio varejista, ficando atrás apenas do Natal em volume de vendas. É um momento estratégico para o setor, pois além de movimentar diversos segmentos — como vestuário, perfumaria, eletrônicos e flores — também impulsiona o fluxo nas lojas físicas. Os lojistas estão bastante otimistas com a data e esperam alavancar o faturamento”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.
Já no comércio eletrônico, segundo os dados da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), a previsão nacional é de um crescimento de 14,5% em relação a 2024, o que representa R$ 9,7 bilhões em faturamento em virtude do Dia das Mães. A projeção também indica 16,7 milhões de pedidos durante o período – um aumento de 5% em relação ao ano anterior. Além disso, o ticket médio deve subir 9%, alcançando R$ 579,51. Em BH, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas, Administrativas e Contábeis de MG (Ipead/UFMG), pelo menos 20,33% das pessoas que pretendem presentear devem comprar de forma presencial e pela internet, para buscar economia.
Ticket médio cresce em BH
Apesar das projeções otimistas em relação ao Dia das Mães em BH, o número de pessoas que pretendem presentear na data deve ser menor que no ano passado. Segundo pesquisas realizadas em abril pelo Ipead/UFMG, do total dos entrevistados, 56,94% pretendem presentear a mãe ou pessoa próxima, o que representa uma queda de 6,43% em relação a 2024.
No entanto, o ticket médio, ou seja, o valor médio gasto por cada pessoa com a data, deve compensar. A pesquisa especial de Dia das Mães do Ipead, realizada anualmente desde 2016, aponta uma alta de 6,52% no valor do ticket médio dos presentes. Dentre os consumidores que pretendem presentear, o valor médio dos presentes a serem adquiridos em 2025 deve ser de R$ 126,86.
Além do valor médio dos presentes, a pesquisa mostra que 66,67% dos entrevistados pretendem comprar presentes de até R$ 150. Já outros 26% devem comprar presentes entre R$ 51 e R$ 100.
Cosméticos lideram busca
Entre os presentes mais citados na pesquisa do Ipead, cosméticos / produtos de beleza (perfume, sabonetes, hidratantes) lideram, sendo citados por 32,52% dos entrevistados. Calçados (sapatos, sandálias, tênis, chinelo) vêm em seguida, com 21,95%. Outros 17,89% dizem que vão comprar acessórios (bolsas, relógios, cintos, óculos de sol).
Já na pesquisa da CDL/BH, os itens mais citados pelos consumidores entrevistados para presentear são roupas (25%), cosméticos (18,8%), calçados (6,3%), flores (6,3%), eletrônicos (5,5%), bolsas/mochilas/malas (3,9%) e eletrodomésticos (3,9%).
“Assim como nos últimos anos, os itens de moda e beleza se destacam como os principais presentes, o que mostra que os lojistas desses segmentos têm boas oportunidades com a data e devem aproveitá-las para alavancar as vendas”, avalia o presidente da CDL/BH.
"Além desses itens, alguns consumidores preferem presentear com voucher que oferece mais liberdade de escolha por parte do presenteado. Existem diversas opções de voucher, que vão desde produtos na forma de cartão presente, até serviços como um tratamento relaxante, um jantar especial ou uma viagem. Os presentes em forma de voucher oferecem liberdade, praticidade e personalização", acrescenta Marcelo de Souza e Silva.