Analistas-Tributários da Receita Federal se mobilizaram, nessa quinta-feira (8), no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, para pedir a valorização da carreira tributária e aduaneira dentro do órgão. Como forma de pressão, os agentes trabalharam em uma espécie de “operação tartaruga”, que resultou no aumento do tempo de espera para os voos e formação de longas filas de embarque e desembarque.

A ação foi feita durante uma operação padrão com foco em um voo vindo de Lisboa, Portugal, com 217 passageiros. Aproximadamente 40% dos viajantes foram selecionados para fiscalização no raio-X, sendo que o trabalho habitual de inspeção é feito em cerca de 10% dos passageiros.

Em nota divulgada pelo sindicato que representa os trabalhadores da Receita Federal, o Sindireceita, a ação foi uma “resposta direta aos ataques que a categoria vem sofrendo, como o reajuste zero no vencimento básico, a manutenção de distorções no pagamento do bônus de eficiência e o esvaziamento das garantias salariais dos aposentados”.

“Se não houver negociação e respeito à nossa carreira, as operações serão intensificadas, podendo culminar em uma paralisação total das atividades da categoria em todo o Brasil”, afirma o delegado sindical do Sindireceita em BH, Paulo Sérgio Ramalho de Freitas.

A reportagem procurou a Receita Federal para falar sobre o assunto e aguarda retorno.