Interessados em concorrer ao Concurso Nacional Unificado (CNU) relataram problemas ao acessar o site de inscrições, que se encerrou neste domingo (20), às 23h59. O MGI (Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos) não confirmou a instabilidade, porém, e disse que não haverá novo prazo para inscrições.

No Reclame Aqui, site que reúne queixas dos consumidores, a banca organizadora, FGV Concursos, recebeu 371 reclamações entre 22h30 de domingo e 1h30 de segunda. A grande maioria relacionada a problemas durante a inscrição ou, ainda, no pagamento da taxa do CNU. Nenhuma foi respondida pela banca.

Procurada, a Fundação Getúlio Vargas (FGV), diz que todas as informações sobre o concurso são transmitidas pelo MGI.  O governo diz ter recebido 180 mil inscrições no último dia - dessas, 20 mil teriam sido realizadas nos últimos 15 minutos do prazo.

Para os inscritos, o prazo para pagamento da taxa de inscrição vai até às 23h59 desta segunda (21). A comissão organizadora orienta aos candidatos que não deixem para fazer o pagamento nos últimos minutos do prazo.

Alê Lopes, professora de ciência política e realidade brasileira no Estratégia Concursos, afirma que muitos de seus alunos não conseguiram finalizar a inscrição. Ela relata que houve problemas de carregamento, mensagens como "cargo não encontrado" e "seu CPF já está em uso", site travado durante o preenchimento do questionário socioeconômico e inscrição não concluída.

"Eu mesma tentei algumas vezes para tentar ajudar os alunos com dificuldade, mas não consegui também. Isso ocorreu o dia todo no domingo. Seria previsível que muitos deixariam para o último dia, mas é importante lembrar que o último dia ainda era o prazo, então, esses casos ocorreram dentro do calendário previsto. Prejudicou muitas pessoas. Vários alunos que já estavam estudando não conseguiram se inscrever", comenta.

Um candidato de Campo Grande (MS) relata ter tentado se inscrever durante mais de seis horas antes do término do prazo estipulado, sem sucesso. "Pedia para atualizar a página, mas quando atualizava, perdia-se tudo. Depois dizia que o CPF já estava sendo utilizado", afirma.

"Não importa se a pessoa deixou para o último dia, ou se ela só soube do concurso nas últimas horas, ou se só conseguiu acesso a uma rede no último dia. Ela deve ter o mesmo direito de se inscrever desde que esteja dentro do prazo em edital", acrescenta.

Ao ver que o horário passava, o candidato tirou prints de tela, para ter provas de suas tentativas dentro do prazo legal, e diz ter enviado as imagens para o email do concurso.

O QUE FAZER SE NÃO CONSEGUI ME INSCREVER, MAS TENHO PRINTS?

O advogado Gabriel Britto Silva, diretor jurídico do Ibraci (Instituto Brasileiro de Cidadania), afirma que "os candidatos que comprovarem documentalmente que não conseguiram se inscrever devido a uma instabilidade do sistema podem entrar com uma ação judicial".

O problema deve estar relacionado ao site ou ao meio de inscrição, e deve ter durado por um tempo razoável até as 23h59 do último dia. A ação poderá ser em face da União e da banca organizadora.

O candidato deverá requerer, por meio do Juizado Especial Federal mais próximo da sua residência, que o juiz determine liminarmente a efetivação de sua inscrição, diante da comprovada falha no sistema que impossibilitou a processo.

"Caberá ao juiz, de acordo com as provas produzidas e com o seu livre convencimento motivado, deferir ou não o pedido", completa Britto.

Se preferirem, os candidatos podem entrar em contato direto com a banca pelo telefone 08005910452 e pelo email cpnu2@fgv.br.

VEJA COMO PAGAR A INSCRIÇÃO DO CNU

  1. Acesse o site https://conhecimento.fgv.br/cpnu2
  2. Clique em "Página de Acompanhamento"
  3. Entre na sua conta Gov.br
  4. Em "Inscrições", encontre o "Concurso Público Nacional Unificado - CNPU 2" e clique em "Pagamento"
  5. Selecione a forma de pagamento (Pix, cartão de crédito ou boleto)
  6. Efetue o pagamento até às 23h59
  7. É importante realizar o pagamento com antecedência, especialmente no caso de boletos, que podem depender do horário comercial para efetivação.