A Localiza&Co completou 20 anos desde o IPO - oferta pública de ações - na B3. Mineira, a empresa contabiliza um salto nas ações negociadas: em 2005, o capital investido era de R$ 780 milhões e chegou a R$ 50 milhões neste ano. Nas duas décadas, a média anual de retorno dos acionistas é de quase 23% ao ano. Em todo o período, o percentual é de 5.900%, valor que está entre os mais altos da Ibovespa. 

Para o cofundador da companhia, Eugênio Mattar, a marca alcançada lista a empresa em um grupo seleto de empresas. “A conquista da Localiza&Co simboliza não apenas a resiliência, a disciplina financeira e a perenidade do negócio, mas, sobretudo, a capacidade da Companhia de se reinventar, expandir sua atuação, fortalecer sua reputação e liderar transformações no setor de mobilidade no Brasil e na América Latina”, avalia. 

Durante as duas décadas de IPO da Localiza&Co, a companhia contabiliza que a frota de carros saiu de 35 mil e chegou a 630 mil. O número de agências também subiu: antes, eram 117 terminais apenas no Brasil e, agora, o número chegou a 702 unidades distribuídas em sete países da América Latina. Só no México são 18 filiais e 244 lojas de seminovos. 

O CEO da empresa, Bruno Lasansky, citou que a empresa atualmente opera com 22 mil colaboradores. Em 2005, eram 1.845. “Atingimos os 20 anos de capital aberto com uma operação robusta, altamente escalável e apoiada em tecnologia de ponta. Somos hoje um ecossistema completo de mobilidade, com capacidade única de atender clientes em múltiplas jornadas, uma evolução possibilitada pelo relacionamento de confiança com os investidores e com o mercado de capitais, baseado na transparência e no crescimento sustentável”, afirma. 

A empresa 

Líder no mercado de locação de veículos na América Latina, a Localiza&Co se posiciona como a oitava marca mais valiosa do país, segundo a certificação Kantar BrandZ (Kantar Insights), sendo a única plataforma de soluções do setor de mobilidade a figurar entre as dez primeiras colocadas. No mesmo ano, a Brands Finance também catalogou a Companhia como a sétima marca mais valiosa do Brasil – um salto da 16ª para a 7ª posição no ranking – e a que mais cresce no país, além de ser a primeira no setor de turismo a conquistar o reconhecimento.

A Localiza&Co também é uma das poucas companhias brasileiras a figurar, por três anos consecutivos, como uma das 15 melhores empresas para se trabalhar, pelo selo Great Place to Work (GPTW). “Investimos fortemente no desenvolvimento, no bem-estar e no engajamento dos colaboradores, construindo um time de alta performance. Cuidar das pessoas é um valor sólido e permanente da nossa cultura, uma das principais razões que nos impulsionam a evoluir como empresa e como agente transformador da sociedade” complementa o CEO. 

Com clareza estratégica, baseada em visão de longo prazo, tecnologia e sustentabilidade, a Companhia projeta a expansão de suas soluções em mobilidade, sempre com foco em inovar para atender as necessidades dos consumidores, encantar clientes e gerar valor a longo prazo para os investidores. “Olhamos para o futuro com o mesmo entusiasmo que nos trouxe até aqui: investindo em tecnologia, ampliando nossa plataforma, investindo em um time de alta performance e liderando o movimento por uma mobilidade mais eficiente e transformadora no Brasil e na América Latina”, afirma Lasansky.

Inaugurado em 2019, o Localiza Labs é o núcleo de tecnologia e inovação da Companhia, responsável por acelerar a digitalização, criar e aperfeiçoar soluções de mobilidade. Em 2024, a Localiza&Co registrou quase 32 mil deploys (alterações nos produtos digitais da Companhia). Somente nos três primeiros meses de 2025, foram 9.490 deploys, uma média de 148 por dia útil.

Entre as tendências antecipadas, está o Localiza Meoo, solução disruptiva de carros por assinatura lançada em 2020, em que a jornada do cliente é totalmente digital e controlada por aplicativo de celular.  Destaque também para o serviço Localiza Zarp, voltado para motoristas de aplicativos de mobilidade: criada em 2021, a solução atende aproximadamente 1 milhão de usuários de aplicativos no país, em 30 lojas especializadas e em unidades de locação.

A companhia também busca acelerar a venda de seminovos como uma estratégia fundamental para renovação de frota e preservação da margem e rentabilidade. “Nos últimos dois anos, dobramos o volume de vendas de seminovos, e somente no primeiro trimestre de 2025, tivemos crescimento de 22% no volume de vendas, em comparação a 2024, com 74.720 carros comercializados e receita de R$ 5,3 bilhões”, acrescenta o CEO.