O grupo mineiro Zelo, uma das maiores empresa de serviços funerários do Brasil, segue ampliando sua participação no mercado de death care e vai investir cerca de R$ 35 milhões em reformas e retrofits, com foco em unidades localizadas nas regiões Nordeste e Centro-Oeste, obras de construção de cemitério greenfield no município de Cabo de Santo Agostinho, na região metropolitana de Recife (PE), e investimentos em tecnologia e inovação. A companhia encerrou 2024 com crescimento de 12% na receita, totalizando R$ 661 milhões, e um EBTDA de R$ 138 milhões - avanço de 15% em relação ao ano anterior.

A nova unidade em Cabo de Santo Agostinho amplia a operação vertical do grupo Zelo no Estado do Pernambuco, que já conta com unidades em Petrolina e Salgueiro. A expectativa é que as obras sejam finalizadas nos próximos meses e o empreendimento entre em operação ainda este ano. Este será o primeiro cemitério no modelo 100% vertical do município e contará em sua primeira fase com a construção de mais de 3.500 lóculos e mais de 2.000 ossuários.

Para o CEO Lucas Provenza, a manutenção do crescimento orgânico do grupo Zelo nos últimos dois anos é fruto de um planejamento estratégico e sustentável. Em sua trajetória de oito anos, o grupo já integrou 58 empresas e hoje conta com mais de 280 unidades em 13 Estados brasileiros, onde mantém cerca de 3.000 colaboradores.

São mais de 570 mil planos funerários ativos e 4 milhões de vidas cobertas. A empresa iniciou em 2024 um investimento de mais de R$ 60 milhões para viabilizar plano de modernização baseado em dados, marketing digital e soluções voltadas à experiência do consumidor. O montante foi alcançado em duas captações distintas, uma de financiamento de R$ 47,1 milhões junto à Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e outra, que acaba de ser conquistada, de R$ 855 mil via programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), o Compete Minas.

Em ambas as captações, a empresa teve que injetar ainda recurso próprio, que soma R$ 12,5 milhões. Os investimentos serão aplicados na aceleração de projetos de inovação e tecnologia até 2027, nas áreas de e-commerce, plataforma digital, IA, CRM e DU Benefícios, empresa de benefícios do grupo Zelo.

“Estamos transformando um setor sensível, que por muito tempo resistiu à inovação. Nossos resultados mostram que é possível crescer com respeito às tradições, mas com foco no futuro. O cliente está no centro da nossa estratégia e, com tecnologia, conseguimos oferecer serviços mais acessíveis, humanizados e eficientes”, afirma Lucas Provenza.