Morreu nesta segunda-feira (14/7) em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, Sérgio Leite de Andrade, de 71 anos, ex-presidente da Usiminas. Ele foi encontrado morto no condomínio onde morava, no Vila da Serra. A Polícia Militar foi acionada por volta de 5h50.

O velório será realizado nesta terça-feira (15), a partir das 12h, no cemitério Bosque da Esperança. O sepultamento acontecerá às 16h.

Sérgio atuava como vice-presidente de assuntos estratégicos e conselheiro do Conselho de Administração da Usiminas. Ele era formado no curso de Engenharia Metalúrgica na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) em 1976 e mestre em Engenharia Metalúrgica pela UFMG.

Sérgio Leite possuía especializações em Engenheiro e Auditor da Qualidade pela American Society for Quality (ASQ) e pela Associação Brasileira de Controle da Qualidade (ABCQ). Foi, também, presidente do Conselho Diretor do Instituto Aço Brasil, vice-presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Metalurgia e Materiais (ABM), e membro do Conselho Estratégico da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG).

Com mais de 60 trabalhos técnicos publicados em congressos no Brasil e no exterior, e experiência em docência em universidades do país, foi também membro do Comitê de Tecnologia do International Iron and Steel Institute (IISI), entre 1994 e 2000, além de Vice-Presidente da Sociedade Mineira de Engenheiros, de 1999 a 2005. Proferiu mais de 100 palestras em diversos eventos, abordando temas nas áreas de Metalurgia, Qualidade, Liderança, Ética, Pesquisa e Desenvolvimento, Administração, Marketing, Comércio Internacional, Siderurgia, etc. (1986 a 2017), conforme informações da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj).

O atual presidente da Usiminas, Marcelo Chara, que trabalhou com ele desde 2012, declarou: “Sergio deixa um legado de compromisso, competência e uma total dedicação às pessoas da Usiminas e às comunidades onde atuou, começando por Ipatinga, em Minas Gerais. Agradeço imensamente por tudo que aprendi com ele.”

Sérgio Leite dedicou mais de 40 anos da vida à Usiminas. A família e a empresa ainda não divulgaram detalhes do velório.