A Xá de Cana, marca mineira de drinks em lata à base de cachaça, caldo de cana e limão, acaba de inaugurar um espaço no Mercado Central de Belo Horizonte. Com a inauguração, ela se junta a outras empresas mineiras de bebida RTD (ready to drink, ou drinks prontos) que também apostam em casas próprias na capital.
Além das latinhas da bebida, a loja da Xá de Cana tem uma série de produtos inspirados na identidade visual da marca, como copos e pochetes. Para a fundadora, Sthella Lima, o espaço no Mercado Central também representa uma continuação de sua história familiar. “Meu pai era feirante e dono de um sacolão no mercado. Então, ter uma loja no Mercado Central significa muito além de uma loja. Significa história, nostalgia e muita gratidão de estar conseguindo realizar esse sonho”, diz ela, no vídeo de lançamento da novidade.
A aposta da Xá de Cana na cachaça faz parte de um movimento que tenta desmistificar a bebida para diferentes gerações. O teor alcoólico da latinha é 6,9%, similar ao de outros drinks prontos e bem distante dos 38% a 48% do volume da cachaça pura. Outra marca mineira que investe na disseminação da cachaça em drinks mais leves é a Jambrunão, que mistura jambu, Guaramão (guaraná artesanal de BH) e laranja. Ela também é comandada por uma mulher, Bruna Brandão.
A Xá de Cana não é a primeira fabricante de bebidas em lata mineira a apostar em um espaço próprio para reunir os clientes em BH. A Xeque Mate, exemplo mais conhecido do setor, possui três pontos de seu bar Mascate — no Floresta, no Mercado Novo e na Savassi. Ela também tem uma linha própria de roupas com referências à bebida.
Mais uma iniciativa desse tipo é o bar Paralelo, aberto pela Equilibrista, produtora dos drinks Gengibre, Rubra e Veneta. Ele é também uma vitrine para outros RTDs que ganham tração no mercado, como Stone Light e Lowka. Mas, em vez de comercializá-los em latinhas, tudo é servido on tap, isto é, direto da torneira.