A Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) anunciou, nesta segunda-feira (28/7), uma série de medidas para modernizar e facilitar o processo de ligação de empreendimentos imobiliários aos sistemas de água e esgoto da companhia. Entre as medidas estão a desburocratização e a redução de prazos para agilizar etapas operacionais, revisar normas e promover uma comunicação mais clara com os empreendedores.
De acordo com a companhia, por meio do Simplifica, os checklists utilizados na análise de projetos foram revisados e estão mais enxutos. Dos 376 itens originais, o programa reduziu para 109. A queda mais expressiva foi no processo de análise de projetos de água, que saiu de 132 itens para 32.
Além disso, 49 processos foram eliminados e 218 otimizados, priorizando clareza, concisão, objetividade e padronização, eliminando ambiguidades e priorizando frases diretas e focadas em ações concretas. Frases ambíguas e exigências redundantes, por exemplo, foram retiradas. E novos critérios eliminam a repetição de exigências já atendidas em análises anteriores. O conteúdo também passou por padronização, com uso consistente de termos e estrutura de frases, além de uma organização lógica e sequencial, agrupando as informações por etapas do processo para facilitar a compreensão e o uso prático.
Evento
A proposta foi apresentada em evento que reuniu representantes da Copasa, do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), da Associação das Empresas de Loteamento e Desenvolvimento Urbano de Minas Gerais (Aelo-MG) e da Câmara do Mercado Imobiliário e Sindicato de Habitação (CMI/Secovi-MG), no auditório da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), em Belo Horizonte.
“O Simplifica foi criado para transformar a relação da Copasa com o setor de loteamentos, um setor altamente promissor em Minas Gerais, que gera milhares de empregos e é estratégico para o crescimento ordenado das cidades. Essa interlocução, que historicamente foi muito burocrática, agora será mais ágil, transparente e mais eficiente”, destacou o presidente da Copasa, Fernando Passalio.
“Podemos perceber uma redução clara de prazo, chegando aí, em alguns casos, a muito mais de 50%. E também clareza de processos, que foram otimizados para que fosse deixado de forma mais límpida quais são as responsabilidades e quais são os objetivos que o empreendedor tem que cumprir em relação aos projetos na Copasa”, disse o presidente da Aelo, Flávio Guerra.
“Com esse processo de melhoria, vai levar um tempo menor de aprovação dos projetos, um tempo menor de execução das obras, o que vai incidir também, no final, um ganho de tempo e uma disponibilidade maior para todos os usuários e clientes da Copasa”, comentou o diretor administrativo-financeiro da Aelo/MG, Gustavo Amorim
Confira as principais mudanças:
Entre os avanços mais expressivos está a redução de prazos em etapas-chave:
- a emissão da Diretriz Técnica Básica (DTB) e a análise de projetos passaram de 240 para 130 dias
- o termo de acordo e o plano de trabalho foram unificados, com trâmite único, reduzindo o prazo de 60 para 30 dias
- inspeções de materiais e equipamentos agora ocorrem em até 12 dias, e são realizadas de forma totalmente digital via Interliga
A proposta faz parte de uma iniciativa maior de definição do modelo operacional da Diretoria de Operações (DOP). Por meio dela, estão previstas ainda alterações significativas, como:
- redefinição de papéis e responsabilidades com dono de ponta a ponta do processo
- novos níveis de serviço por etapa, com prazos definidos para cada ação
- atualização do Portal Interliga e do material informativo aos empreendedores, refletindo as mudanças processuais
Além disso, a Copasa também estruturou um processo claro para ressarcimento de empreendedores que executarem obras de infraestrutura de água e esgoto. O reembolso será realizado após a conclusão do processo de doação e emissão do Termo de Recebimento de Obras (TRO), com base em critérios técnicos e valores atualizados registrados no SAP.
O novo Portal do Empreendedor passa a ser o principal canal de relacionamento, reunindo todas as informações sobre processos, normas, checklists, manuais e prazos. O site é mais intuitivo e preparado para atender tanto os empreendedores quanto as equipes internas da Copasa.