Com quase dois meses de funcionamento, a sala Vip do Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro (Tergip), no Centro de Belo Horizonte, tem tido uma média de 60 usuários por dia. O serviço foi inaugurado no dia 15 de maio, sendo o primeiro do tipo no Brasil, e funciona 24 horas por dia no mezanino da rodoviária.
Um dos sócios da empresa responsável por administrar a sala Vip, Gabriel Coelho conta que o público tem buscado o pacote básico, com o custo de R$ 49,90, que garante o uso por três horas. Neste cenário, o usuário tem acesso a sofás, poltronas, rede wi-fi, buffet e bebidas não alcoólicas à vontade. “É o nosso espaço principal e acreditamos que será ainda o mais procurado e utilizado”, destaca.
Coelho frisa que a demanda pelo pacote de quartos tem crescido, com uma procura por pernoite e também durante a manhã. O pacote de quartos custa R$ 99,90, oferecendo direito a cama e banho por duas horas. Há também a opção full, que garante o acesso completo, por seis horas, a quartos, chuveiro e todo o espaço da sala Vip, por R$ 159,90.
“Nós temos uma perspectiva de chegar a um número maior de acessos, mas a gente não se surpreende nem positivamente e nem negativamente. É uma cultura nova, as pessoas que estão chegando à rodoviária, em grande parte, não conhecem a estrutura, não sabem o que é. Temos pouco mais de um mês de funcionamento, é um tempo ainda curto para ter uma maturação de cliente, porque muitas vezes a pessoa que utilizou às vezes nem viajou de novo”, destaca.
Gabriel Coelho disse que a empresa busca parcerias para ampliar o acesso à sala Vip. “É algo para o futuro que vamos sim ter”, projeta. Para acessar o espaço, os interessados podem fazer a contratação diretamente no mezanino da rodoviária. No momento, frisa o sócio, não há possibilidade de uso por meio de programas de fidelidade de cartões de crédito, como ocorre nos aeroportos.
Concessão e melhorias
Desde setembro de 2022, a rodoviária de Belo Horizonte é operada por uma concessão. A empresa Terminais BH assumiu a gestão, por meio de um contrato firmado com a Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra). A empresa é responsável por serviços públicos de recuperação, modernização, manutenção e operação do espaço por 30 anos. Mais de R$ 15 milhões já foram investidos, segundo a empresa.
Algumas das melhorias realizadas até o momento incluem a reforma dos sanitários do hall (masculino e feminino), modernização do Centro de Controle Operacional, com aumento do número de câmeras, além da automatização dos quatro portões da área de embarque e a substituição do piso tátil das áreas de embarque e desembarque. Os usuários também podem contar com internet Wi-Fi grátis, novos guichês de venda de passagens e um telão de LED com informações em tempo real sobre chegadas e partidas.
A expectativa é que sejam investidos, ao longo dos 30 anos de contrato, mais de R$ 122 milhões.