A Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) lançou, nessa terça-feira (12/8), uma cartilha orientativa para o setor. O material, disponível para download gratuito, traz informações estratégicas e úteis que vão auxiliar os empresários na gestão dos negócios. 

Para acessar o material, é preciso que interessado informe nome completo, e-mail, telefone, empresa e CNPJ. O material foi desenvolvido pelo Conselho da Micro e Pequena Indústria da Fiemg. A periodicidade do material será trimestral e vai oferecer aos empresários dados e análises econômicas relevantes.

A publicação traz orientações sobre licenciamento, aspectos tributários, legislação trabalhista, normas e certificações, além de temas como a Lei Geral de Proteções de Dados (LGPD), Responsabilidade Técnica (RT) e regulamentações específicas para origem animal e vegetal. 

O material também contou com a colaboração de parceiros institucionais como o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), Federação da Agricultura e Pecuária do estado de Minas Gerais (Faemg), Conselho Regional De Engenharia E Agronomia (Crea-MG), Instituto Euvaldo Lodi (IEL) e SESI.

Demanda do empresariado 

O secretário executivo do Conselho da Micro e Pequena Indústria e gerente de projetos para indústria do IEL, Tadeu Neves, explicou que publicação foi elaborada depois que o conselho, baseado no seu plano de diretrizes, identificou que empresários do setor enfrentam dificuldades para acessar informações qualificadas sobre a gestão do próprio negócio.

“Essa publicação representa o compromisso da Fiemg, por meio do conselho da micro e pequena indústria, com a disseminação de conhecimento e o fortalecimento da indústria mineira”, declarou.

Presidente do Sebrae MG, Marcelo de Souza e Silva, afirmou que a cartilha é resultado do trabalho entre as entidades industriais pelo fortalecimento do setor no estado.

“Oferecer orientação adequada para quem pretende investir no setor é fundamental ampliar a competitividade da indústria mineira. A cartilha preparada pela FIEMG traz uma importante contribuição para os empresários e pequenos gestores de negócio da indústria, especialmente no entendimento e no cumprimento de obrigações acessórias”, afirmou. 

Outra novidade no evento foi o anúncio do boletim econômico das micro e pequenas indústrias, uma iniciativa do conselho que representa o setor e da Gerência de Economia e Finanças da Federação.