Cuidar da água que temos hoje é planejar o mundo que desejamos deixar para amanhã. Pensar em um agronegócio mais sustentável não apenas contribui com a qualidade de vida, como também é fundamental para fortalecer a economia de um país que depende tanto do plantar e do colher.
A reportagem de O TEMPO foi atrás de projetos ecológicos que protegem os recursos hídricos em Minas Gerais e descobriu diversas iniciativas entre pequenos produtores e grandes empresas.
Na agricultura familiar, destaca-se a fossa tevap, projeto desenvolvido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater). A tecnologia ajuda a resolver a falta de sistemas de tratamento de esgoto no campo e contribui para evitar a contaminação do lençol freático na zona rural.
Já os grandes players do agronegócio têm implantado inúmeras ações para mitigar os impactos aos cursos d'água. Os projetos incluem biodigestores, barraginhas, estações de tratamento de soro de leite e a proteção de nascentes em propriedades voltadas à pecuária.
Confira as reportagens:
Empresas do Agro economizam até 30 piscinas olímpicas de água com projetos de sustentabilidade.
A produção dos textos foi feita pelos jornalistas Raissa Pedrosa e Rodrigo Oliveira.