ROMBO

Americanas pode conseguir recuperação judicial; saiba o que isso significa

Varejista anunciou ao mercado que o aval da Justiça pode ocorrer nos próximos dias ou horas


Publicado em 19 de janeiro de 2023 | 11:22
 
 
 
normal

A Americanas informou ao mercado que o pedido de recuperação judicial da empresa deve sair nos próximos dias ou nas próximas horas. A solicitação foi feita após a identificação de um rombo de R$ 20 bilhões nos balanços contábeis que, somado a outros débitos, chega ao montante de R$ 40 bilhões em dívidas. 

Na prática, o pedido de recuperação judicial feito pela empresa é uma tentativa de evitar a falência. A partir da autorização da Justiça, sinalizada pela Americanas, a varejista poderá suspender e renegociar parte das dívidas acumuladas durante o período de crise. O método também evita demissões e falta de pagamentos pela empresa. 

A partir da recuperação judicial, a Americanas poderá apresentar um plano de recuperação, exequível, mostrando aos credores que há condições de reestruturação após a renegociação das dívidas. “Uma das principais consequências da aprovação do plano de recuperação consiste na suspensão da maior parte dos débitos da empresa, ou seja, o pagamento aos credores é adiado ou suspenso, para que a empresa foque o pagamento de funcionários, tributos e matéria-prima, essenciais para o funcionamento do negócio”, explica o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). 

O pedido de recuperação judicial só pode ser solicitado por empresários e sociedades empresariais. A possibilidade não é prevista para empresas públicas, sociedades de economia mista, instituições financeiras públicas ou privadas, cooperativas de crédito, consórcios, entidades de previdência complementar, planos de assistência à saúde,
sociedades seguradoras, sociedades de capitalização e equiparadas.

A partir da autorização, a recuperação judicial de uma empresa deve ser encerrada no prazo máximo de dois anos. Há chances do processo ser estendido, mas neste caso dependendo de uma nova concessão da Justiça. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!