A Araujo, maior rede de drogarias de Minas Gerais com mais de 300 lojas em 50 municípios mineiros, comemora 117 anos na próxima segunda-feira (20) com recorde de faturamento e planos de expansão tanto de lojas como de serviços.
Em 2022, o faturamento da empresa ultrapassou os R$ 3 bilhões, 20% a mais do que em 2021. Carlos Alexandre Lopes Ferreira, superintendente de vendas, revela que a projeção para 2023 é de aumento de mais 20% no faturamento.
Entre os fatores que sustentam este crescimento, Ferreira cita o aumento das vendas nas lojas e nos canais digitais. “Estamos mais fortes em Minas e também ampliamos a nossa presença no digital. Desde o ano passado, os clientes podem realizar suas compras também por whatsapp”, destaca. A rede se tornou a primeira no setor a adotar o canal.
Ao longo de 2023, outras 50 lojas deverão ser inauguradas, fazendo com que a rede chegue a 11 novos municípios mineiros, com a abertura de cerca de 925 postos de trabalho. Atualmente, a Araujo tem cerca de 10 mil funcionários e atende uma média de 5 milhões de clientes por mês.
Ao mesmo tempo em que investe em novos espaços físicos, a Araujo avança em outras frentes, como a inovação tecnológica. Uma das novidades para 2023 é um projeto em parceria com a Salesforce, companhia norte-americana que cria e oferece suporte a software de gerenciamento de relacionamento com o cliente, para aprimorar e personalizar a jornada do consumidor Araujo, presencialmente ou a distância.
A rede também firmou parceria com a brasileira Meta, empresa de tecnologia e inovação focada em transformação digital, que está dando suporte na revisão e reestruturação de estratégias por meio de uma consultoria completa, focada em todos os setores e operações da Araujo. O ponto de partida é a área digital, que vem dando saltos de crescimento.
As vendas por canais digitais (site, aplicativo, drogatel, marketplaces e whatsapp) representam hoje 10% do faturamento da rede. No ano passado, chegaram a R$ 300 milhões, um crescimento de 34% quando comparado a 2021.
Ampliar o portfólio de atendimento para os clientes também está nos planos da Araujo. Além de vacinas, exames e testes, a empresa oferece atendimentos farmacêuticos, por meio dos quais o cliente recebe orientações personalizadas, faz exames e, se necessário, é encaminhado para atendimento médico.
Esses check-ups têm como objetivo auxiliar o paciente no controle de peso, acompanhamento da pressão arterial, diabetes, colesterol, níveis de glicose no sangue, doenças respiratórias, etc.
“Nosso objetivo é tornar a jornada do cliente cada vez mais fluida, mantendo o padrão de excelência na experiência de compra e usando as tecnologias a favor da empresa, para potencializar sua eficiência. Em outras palavras, queremos encantar nossos clientes, satisfazendo suas necessidades da melhor forma possível”, finaliza Carlos Alexandre.