Ao contrário do que muitos pensam, o mercado de artigos luxuosos não se resume apenas às grandes marcas. Tem sido cada vez mais comum em Belo Horizonte a instalação dos chamados de brechós de luxo, que comercializam produtos de grifes, já usados, mas que ainda estão em bom estado de conservação. 

A reportagem mapeou ao menos quatro estabelecimentos do tipo na região Centro-Sul da capital mineira. Um deles é o Pur Luxe, instalado há um mês na Savassi, voltado ao público feminino. “Olha, superou as nossas expectativas. Antes de fechar o mês, já ultrapassamos a meta”, conta Eslaine de Almeida, curitibana que trouxe para BH o segmento em que já atuava no Sul do país. Na capital paranaense, além do vestuário e acessórios para mulheres, ela também tem uma loja com venda de roupas e itens para o público masculino. 

Todas as peças, garante, são avaliadas antes de comprar e colocar à venda. As peças disponíveis no estoque de BH são “conceituadas” e integram marcas como Arezzo, Louis Vuitton e Gucci. As bolsas são as campeãs de venda e independente do preço, que pode chegar a R$ 6 mil e R$ 8 mil. “É bem difícil ter clientes pechinchando, tentando um preço melhor, justamente porque sabem que aqui estamos vendendo por um preço que é muito menor do valor da loja. É uma oportunidade”, diz a empresária. 

Com as vendas em alta, Eslaine já tem no radar a ampliação da estrutura em 2023 na capital, tendo também um espaço para venda de artigos masculinos. “Eu mantenho um conceito de loja nova, as peças são todas bem novinhas e muitos clientes não sabem nem que é um brechó e a gente acaba quebrando um pouco do preconceito”, finaliza.