A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) celebrou o terceiro recuo consecutivo da taxa de juros. Nesta quarta-feira (1°/11), o Banco Central reduziu a Selic para 12,25% ao ano. Para a entidade, a queda melhora a confiança e a expectativa de consumidores e empresários de forma imediata, o que poderá favorecer o desempenho das atividades comerciais em 2024.
Para Marcelo de Souza e Silva, presidente da CDL/BH, a tendência é que 2024 seja impactado de forma positiva ainda no primeiro trimestre. Ele lembra que, em Belo Horizonte, em especial, a população já vivencia um cenário de recuperação de crédito entre empresas e pessoas físicas. A expectativa, segundo ele, é que com a redução da Selic, mais débitos sejam quitados e o mercado se aqueça.
Por unanimidade, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic, juros básicos da economia, em 0,5 ponto percentual, para 12,25% ao ano. A decisão, anunciada na tarde desta quarta-feira (1º), era esperada pelos analistas financeiros.
Em comunicado, o Copom informou que a economia internacional exige maior atenção e cautela de países emergentes na redução de juros. “O ambiente externo mostra-se adverso, em função da elevação das taxas de juros de prazos mais longos nos Estados Unidos, da resiliência dos núcleos de inflação em níveis ainda elevados em diversos países e de novas tensões geopolíticas”, destacou o comunicado.
Apesar das dificuldades, o texto informou que o Copom continuará a fazer novos cortes de 0,5 ponto nas próximas reuniões. O Copom, no entanto, indicou que poderá mudar o tempo do período de cortes, caso as condições tornem mais difícil reduzir juros.
(Com Agência Brasil)