Estudos mostram que a maioria dos consumidores leem avaliações antes de tomar decisões de compra ou de visita ao estabelecimento. Isto vem há tempos e continua. Uma das últimas pesquisas feita pelo Reclame Aqui com 3,3 mil entrevistados aponta que 8 em cada 10 brasileiros pesquisam informações on-line antes de adquirir um produto ou serviço.

Já o número de pessoas que levam em conta a opinião de terceiros ao fazer alguma compra é de 53%. “Em um cenário onde a confiança é o ativo mais valioso, avaliações públicas em plataformas como o Google Meu Negócio, TripAdvisor, Facebook e outros canais se tornaram determinantes para o sucesso de empresas”, diz Helton Sforzin, especialista em marketing,
empresário, consultor e palestrante.

O especialista afirma que as avaliações no Google Meu Negócio são um dos fatores mais relevantes para o posicionamento orgânico local de uma empresa na internet. “Elas funcionam como provas sociais, validando a qualidade dos serviços ou produtos oferecidos por um negócio.” O que as empresas podem fazer para se destacar? Helton Sforzin responde que é necessário adotar uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization – conjunto de técnicas usadas para otimizar sites e melhorar posicionamento de busca no Google) local integrada e contínua.

O que inclui, segundo ele, otimizar o perfil no Google Meu Negócio; utilizar palavras-chave em postagens, títulos e descrições; obter avaliações frequentes e genuínas; criar conteúdo atuais e úteis; conquistar backlinks (links de outros sites que apontam para o da empresa). O posicionamento orgânico é construído com consistência, técnica e foco na intenção de busca do usuário.

Seja honesto

Helton Sforzin explica que incentivar avaliações no Google Maps requer uma abordagem ética, constante e estratégica. “Jamais compre ou incentive opiniões falsas. O Google pode penalizar a empresa, além de prejudicar a credibilidade”, diz ele, autor do livro “Caixa Preta do SEO”.

Acrescenta que as avaliações devem ser incorporadas em diversas frentes de marketing, como prints ou citações em postagens nas redes sociais; depoimentos no site institucional; materiais de campanha, como e-books, vídeos, anúncios e catálogos; stories e reels; campanhas de remarketing.
“Ou seja: avaliações são um dos ativos mais poderosos de um negócio - e custam pouco ou nada. Basta saber usá-las estrategicamente”, relata o especialista.

Opiniões negativas

Helton Sforzin afirma que bem gerenciadas estas avaliações podem fortalecer a imagem da empresa. “A chave está em responder de forma profissional, empática e transparente. Eis algumas recomendações: jamais ignore críticas; evite respostas
automáticas; peça desculpas quando necessário e ofereça meios de resolver o problema; nunca confronte o cliente publicamente; use o feedback.”

Críticas fazem parte do crescimento de qualquer negócio, segundo Helton Sforzin, e saber lidar com elas é uma demonstração de profissionalismo e credibilidade.