ECONOMIA

De Telemig Celular para Vivo

Ligações fora do Estado melhoram, mas clientes têm muito a reclamar

Por Bruno Porto
Publicado em 17 de agosto de 2008 | 16:44
 
 
 
normal

Desde o último dia 13 de abril os clientes da Telemig Celular passaram a ser oficialmente consumidores da Vivo. De lá pra cá muita coisa mudou no mercado de telefonia celular em Minas Gerais.

Quando debutou no mercado mineiro, a Vivo era a segunda maior operadora do Estado em número de clientes, atrás apenas da Tim. "Em pouco tempo, a operadora ultrapassou a concorrente, assumiu a liderança e esquentou a concorrência em Minas Gerais", diz Eduardo Tude, presidente da Teleco, empresa de consultoria em telecomunicações.
O último balanço feito pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), quando a marca ainda era Telemig Celular, foi em março e apontou 3,9 milhões de clientes no Estado. Em junho, já como Vivo, o número saltou para 4,3 milhões.

As operações de roaming (estabelecer conexão fora da área registrada), por exemplo, ficaram mais abrangentes. Com a entrada da Vivo, os clientes mineiros podem fazer roaming de voz e mensagem de texto (SMS) em 132 países. A cobertura de dados é feita em mais de 30 países e o roaming de dados 3G está disponível na Argentina, Espanha e Canadá.
Para o cliente ativar o serviço, seja de voz ou dados, não há custo. A tarifa cobrada por minuto de ligação de Vivo para Vivo barateou, segundo a operadora.

Mas o consumidor mineiro é exigente. "O sinal melhorou em relação à Telemig, mas falta valorizar os clientes mais antigos", diz Afonso Pires, administrador. Para ele, a operadora se preocupa em captar novos clientes e esquece de valorizar quem já assinou o contrato.

promoções. Afonso Pires conta que na sua família são três telefones da Vivo e, quando tenta trocar o aparelho, sofre com a falta de promoções. "Deveriam facilitar a troca do aparelho e a mudança de plano para quem é cliente há mais tempo. As regalias só aparecem para os novatos", reclama.
A Vivo salienta que as promoções não são de exclusividade dos consumidores mais recentes. "Elas valem para todos e garantimos a quem quer trocar de aparelho um leque maior de opções que qualquer outra operadora no Estado", afirma André Caio, diretor regional da Vivo Minas Gerais.

Segundo o diretor, a operadora está presente em 611 municípios mineiros, 200 a mais que a concorrente direta, Tim. De acordo com ele, houve a preocupação em fazer as mudanças gradualmente para facilitar a vida dos clientes.

"Com o intuito de não deixar o consumidor perdido, no início não mudamos nada. Planos, atendimento, números das linhas, tudo se manteve", diz.

A Vivo tem 40,4 milhões de clientes

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!