Para orientar empresários brasileiros que mantêm relações comerciais com países da União Europeia sobre as regras de importação e exportação de produtos, a Eurocâmara de Minas Gerais, atualmente presidida pela Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, promoverá, na próxima quarta-feira, 27 de março, o seminário “Oportunidades e desafios no comércio com a União Europeia”. O evento é gratuito e aberto ao público.
Na ocasião, membros de órgãos reguladores do Brasil, como o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Receita Federal, Receita Estadual, além de representantes da Europa, vão palestrar sobre as principais regras e exigências de cada país para as atividades comerciais. No evento também haverá uma mesa-redonda para tirar dúvidas dos empresários e demais participantes.
Para o presidente da Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais, Valentino Rizzioli, conhecer as normas para o comércio entre diferentes países ajuda a minimizar prejuízos para os empresários. “Tem um caso que aconteceu com um exportador de panetones de Verona, na Itália. Ele enviou a carga em setembro do ano passado para o Brasil, mas o produto só foi liberado agora em março. Para quê serve o panetone em março no Brasil? Nada. Ele precisou destruir a carga”, conta.
Ainda segundo Rizzioli, além de casos como esse, em que o produto fica retido no porto, outros prejuízos podem ser contabilizados pelos empresários. Além da perda da carga (especialmente em casos de produtos perecíveis), há também o risco do atraso para as vendas e o gasto com a estadia da carga no porto. “Existe uma série de regras, que muitas vezes não são claras para quem importa ou exporta. O seminário pretende ajudar o empresário a entender tanto as regras daqui do, Brasil, quanto as da Itália”, explica.
Empresas
Segundo dados do Itamaraty, atualmente, no Brasil, mais de 900 companhias italianas atuam em diferentes setores produtivos, como bancário, de transporte, alimentício, telefonia celular e produção de veículos.
Atuação forte
Essa será a primeira edição do seminário “Oportunidades e desafios no comércio com a União Europeia”, entretanto a Câmara de Comércio Italiana de Minas Gerais promove diversos eventos ao longo do ano voltados para orientação de empresários. Com temas sobre alfândega, logística, aspectos tributários, inovações, indústria 4.0, entre outros, a população pode se orientar sobre as principais regras do comércio entre o Brasil e a Itália.
Todas as informações sobre os próximos eventos são divulgadas no site: www.italiabrasil.com.br.
Serviço
Interessados no seminário “Oportunidades e desafios no comércio com a União Europeia” terão até terça-feira, dia 26, para se inscreverem gratuitamente na plataforma Sympla.
Quando: dia 27 de março de 2019, quarta-feira, das 13h30 às 18h.