A Harley-Davidson anunciou que lançará uma linha de bicicletas elétricas, e o primeiro modelo chegará em março de 2021. Ele será fabricado pela Serial 1 Cycle Company, uma subsidiária recém-criada pela empresa (o nome é derivado de "Serial Number One", o apelido da primeira motocicleta Harley,construída no início de 1900).
A primeira bicicleta elétrica da Harley-Davidson já teve um protótipo apresentado e, se for seguido, a bike será preta com rodas brancas e acabamentos marrom, em um visual retrô.
À CNN Business norte-americana, o gerente da marca Serial 1 Aaron Frank disse que a empresa está motivada a colocar as bicicletas no mercado rapidamente, devido à popularidade desse meio de transporte durante a pandemia, uma alternativa para se evitar ônibus e trens. "É uma 'tempestade perfeita' de circunstâncias que tornam as bicicletas eletrônicas realmente uma ótima solução para o momento", disse.
Ele também contou que a nova marca está sendo criada porque as bicicletas elétricas são um produto que se destina a um público diferente e revelou que o modelo terá transmissão por correia e motor de montagem central. A configuração é usada por alguns fabricantes de bicicletas elétricas, mas tem custos mais altos e tempos de reparo mais longos. A bike da Harley-Davidson não terá acelerador, mas vai usar a tecnologia assistida por pedal (o motor engata quando o piloto pedala).
O custo da bike não foi divulgado ainda.
A companhia já tem uma moto elétrica chamada Livewire