De uma fábrica de biscoitos artesanais num sítio da família Rios, em Ijaci, até chegar ao patamar de uma indústria de 1.000 t por mês de produtos de panificação congelada em Lavras, também no Sul de Minas, a Jeito Caseiro Alimentos tem conseguido percorrer o caminho do empreendedorismo há 34 anos. “Temos um mix completo para o varejista e os equipamentos necessários para a finalização do produto nos pontos de venda”, explica o CEO, Daniel Fachetti, referindo-se à panificação e a fornos, câmara de fermentação, assadeiras, dentre outras soluções para os clientes em 2.000 pontos de venda.
Com um portfólio de 110 produtos divididos em nove famílias – desde o pão francês, passando por pastel de Belém, brownie, até croissant, para citar alguns – os lançamentos representam cerca de 10% do faturamento anual. Mas o carro-chefe é o pão de queijo.
No orçamento anual da empresa, há novas contratações previstas. Atualmente, são 300 empregos diretos e outros cem indiretos. “Temos a geração de 50 novos empregos neste ano em vários setores envolvendo indústria e pessoal de atendimento por causa do crescimento de volume produzido e vendido e lançamentos de produtos”, calcula o diretor executivo, Fábio Ferreira. Ele prevê a alta de 20% em volume, seja de novos clientes ou dos clientes atuais.
Instalada em 7.000 m², a indústria ainda tem capacidade instalada para preencher. “Temos uma planta que consegue dobrar a capacidade produtiva de produção de 1.000 t para 2.000 t por mês”, explica Ferreira. Além disso, o plano estratégico traçado pelos executivos da Jeito Caseiro no período de 2018 até 2022 é dobrar o faturamento.
Da França, onde participa de uma feira de equipamentos e fornecedores de insumos, o CEO, Daniel Fachetti, conta que já foram adquiridos alguns terrenos em volta da planta atual, em Lavras, para projetos futuros. “Já conhecemos o plano de expansão dos clientes e estamos preparamos para suportá-lo”, garante Fachetti, que já fornece produtos e soluções para Pão de Açúcar, Bretas, Hortifruti, Supermercados BH, lojas de conveniência AM/PM nos postos Ipiranga, entre outros.
Início da empresa foi num sítio no interior de Minas
O início da Jeito Caseiro Alimentos se assemelha ao de muitas empresas familiares: avó e mãe fazendo biscoitos para atender a família (sequilhos, polvilho, manteiga, chocolate), depois para os vizinhos, o bairro, a cidade, e municípios vizinhos. Num certo momento da história de 34 anos, a família Rios, liderada pelo COO, Antônio Júnior, chama Daniel Fachetti (atual CEO) para a sociedade. “De um lado, uma família empreendedora, e o Fachetti, de família varejista de rede de supermercado (Hortifruti, do Rio de janeiro). Isso resume outros 20 anos de empresa com viés mercadológico para atender varejista e consumidor”, observa o diretor executivo, Fábio Ferreira.
Atualmente, o negócio da Jeito Caseiro Alimentos é baseado na relação B2B, entre empresas. “A gente é o pão que vende no supermercado e que o consumidor acha que é produzido no supermercado. Mas o supermercado tem o técnico de panificação que finaliza o produto no ponto de venda e que é oferecido pela Jeito Caseiro. Oferecemos o equipamento em regime de comodato como fornos, e demais equipamentos para finalizar o produto, ou seja, para botar o pão para assar”, descreve Ferreira, que tem equipe para dar treinamento itinerante.
Evolução
Alta. Em 2019, a empresa cresceu 40% em produção e vendas ante 2018. Neste ano, prevê alta de 20% numa visão mais conservadora de evolução com consistência e qualidade.
Pão Amigo
A Jeito Caseiro tem o Pão Amigo, projeto em que incentiva o funcionário a fazer um trabalho social oferecendo café da manhã ou lanche da tarde. “No ano passado, atendemos 50 instituições, entre asilos, creches e de pessoas vulneráveis, em Minas, com mais de 5 t de produtos da Jeito Caseiro”, diz Fábio Ferreira.