A joalheria mineira Diamond Iraws completa 30 anos com os olhos voltados para fora do Estado. Em 2007 a empresa vai inaugurar quatro unidades, duas em São Paulo e duas em Salvador (BA) e gerar cerca de 30 empregos diretos.

A produção continuará sendo feita na fábrica localizada na capital mineira e a aposta será na jóia comercial, como já acontece atualmente. De acordo com o proprietário, Iradir Araújo de Oliveira, a venda é concentrada nas peças com valor entre R$ 80 e R$ 600, apesar de a empresa possuir opções com preços que vão até R$ 8.000.

Ele explica que nos últimos anos os brasileiros e, principalmente as brasileiras, passaram a valorizar as jóias com pedras nacionais e design arrojado, e não apenas os tradicionais modelos de ouro com brilhante. Essa opção reduziu o valor das jóias, mas exigiu um esforço enorme na modelagem de brincos, colares, anéis e outros.

"A criação se tornou fundamental. Antes um modelo ficava 20 anos à venda. Hoje, não chega a dois anos", diz. A necessidade de oferecer diversos modelos para fisgar o consumidor fica clara no número de lançamentos.

Para o Natal serão 150 novos modelos, 2,5 vezes mais que a coleção do Natal 2005, que teve 60 peças. Para garantir a diversidade, uma equipe experiente, supervisionada pelo dono do negócio, garantirá a nova produção da loja.

A indústria conta com oito ourives, todos com mais de quinze anos de casa, e as peças só entram na coleção depois de passar pelo crivo do proprietário. "Eu conheço todas as jóias que já foram produzidas pela empresa nesses trinta anos. E olha que foram milhares e milhares", afirma, orgulhoso, Iradir de Oliveira.

A Diamond Iraws tem hoje oito lojas, sete na Grande Belo Horizonte e uma em Vitória (ES). São 75 funcionários, contando os que trabalham na indústria. Para este ano, a expectativa é registrar um crescimento de 20%, que o proprietário afirma só ser possível graças a muito trabalho.

"Nestes 30 anos eu nunca trabalhei tanto como neste ano", diz. Ele completa que a concorrência hoje é muito grande e vem também de outros setores. Como as jóias estão com preços mais acessíveis, disputam mercado, por exemplo, com roupas e celulares.