A Brafer Construções Metálicas vai inaugurar sua terceira fábrica no Brasil em Juiz de Fora, na Zona da Mata. O investimento será de R$ 89 milhões. As obras já começaram e estão em fase de terraplanagem. A previsão para a nova unidade, que vai gerar 450 empregos diretos, é ficar pronta até meados de 2013.


A escolha de Juiz de Fora está relacionada à logística, devido à proximidade com grandes fabricantes de aço. A intenção da expansão da Brafer, que já tem uma fábrica em Araucária, no Paraná, e na capital do Rio de Janeiro, é instalar um centro de serviços destinados a beneficiar aços planos e não planos, que serão fabricados a partir de chapas e perfis de aços fornecidos pelas siderúrgicas locais.


"Em um segundo momento, a unidade de Juiz de Fora passará a atuar na produção de estruturas metálicas, em especial, pontes", diz o presidente da empresa, Marino Garofani.


De acordo com Garofani, a Brafer busca, além de ampliar sua capacidade de produção, ficar mais perto dos seus clientes. Entre os clientes já atendidos pela Brafer, em Minas Gerais, estão a Vallourec & Sumitomo Tubos do Brasil (VSB), Joint Venture entre a francesa Vallourec e a japonesa Sumitomo.


A oportunidade de ampliar a atuação da fábrica nas áreas de petróleo e gás e no fornecimento de estruturas para a geração de energia eólica também foi fator que fez a empresa vir para Minas.


Além da localização estratégica e da necessidade de diversificar as áreas de atuação, outro fator que determinou a escolha de Juiz de Fora foi o enquadramento da Brafer no Regime Especial Tributário (RET), que garante incentivos fiscais à empresa.


Estrutura. O novo complexo terá 100 mil m² e capacidade de produção de 10,5 mil toneladas de material por mês. A Brafer atua nos setores para serviços de projeção, fabricação, pintura, galvanização e montagem de estruturas metálicas com alta tecnologia e padrão de qualidade.