O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciará nesta sexta-feira (22) as regras para a liberação parcial do comércio da capital mineira. O plano de reabertura gradual será divulgado às 14h, em coletiva, que será transmitida ao vivo pelo Portal O Tempo.

A reabertura em meio à pandemia do novo coronavírus ocorrerá em três etapas, de acordo com cada setor econômico. Os detalhes só serão divulgados na coletiva.

A decisão pela flexibilização foi antecipada a O Tempo nessa quinta (21) pelo secretário de Desenvolvimento Econômico da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Cláudio Beato, e pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL/BH), Marcelo Souza e Silva, que participou das conversas preliminares com o Executivo.

Segundo Silva, a previsão é que em até 45 dias todas as lojas voltem a funcionar. Deverão ser seguidas regras como horário de funcionamento diferenciado de forma a impedir aglomerações. "É preciso seguir regras de higiene, proteção das lojas, das empresa, uso de máscaras", disse ele.

O decreto municipal que determina o fechamento de todos os estabelecimentos considerados não essenciais foi publicado no dia 9 de abril. Desde então, a PBH tem fiscalizado, por meio da Guarda Municipal, as medidas, sob risco de suspensão de alvará de funcionamento como pena para os empresários que descumprirem as regras.

Belo Horizonte é o epicentro da pandemia no Estado, com 1.280 casos da doença e 39 mortes, segundo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado de Saúde nesta sexta (22).