Fim de ano

Mesmo com greve, cerca de 400 mil passageiros são esperados no aeroporto de BH

Movimentação de fim de ano será grande no terminal de Confins; paralisação dos aeronautas têm causado transtornos

Por O Tempo
Publicado em 21 de dezembro de 2022 | 15:59
 
 
 
normal

Em meio à greve dos pilotos, copilotos e comissários de voos no país, cerca de 400 mil passageiros são esperados no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, para as festas de fim de ano. A paralisação, que entrou no seu terceiro dia nesta quarta-feira (21), tem causado atrasos de até uma hora nas chegadas e transtornos aos passageiros, mas apenas um cancelamento foi registrado até agora. O impacto em Confins tem sido menor se comparado aos terminais de Congonhas e Guarulhos, em São Paulo. 

A categoria reivindica recomposição salarial, com ganho real, e melhores condições de trabalho. As negociações com as empresas aéreas não têm avançado e a classe promete continuar com a mobilização até que as exigências sejam atendidas.

Segundo a BH Airport, que administra o aeroporto de Belo Horizonte, entre esta terça-feira, 21, e o dia 3 de janeiro de 2023, haverá quase metade da movimentação total esperada para o mês de dezembro, estimada em torno de 1 milhão de pessoas. O cenário deste ano é totalmente diferente de 2021, quando o Natal e o Réveillon caíram numa sexta-feira, estabelecendo, assim, um feriado prolongado. 

Somente entre esta terça e o dia 27, são esperados cerca de 200 mil passageiros e quase 2 mil aeronaves em operação. O pico de movimentação é esperado no dia 23, com 33.251 pessoas circulando no aeroporto. 

Já entre 28 de dezembro e 3 de janeiro de 2023, são esperados outros 200 mil passageiros no BH Airport. O dia de pico, 2 de janeiro, segunda-feira, deve movimentar 31.560 passageiros e 1.717 operações de aeronaves, entre pousos e decolagens. 


 

Aeroporto de BH tem voos extras para cidades do interior de Minas e litoral nordestino

Em 2022, a Azul programou 98 voos extras, que incluem os principais destinos de férias no litoral nordestino, como Natal (RN) e Recife (PE), além de cidades queridinhas dos mineiros, como Cabo Frio, na Região dos Lagos (RJ). Há ainda o aumento da frequência para cidades do interior de Minas, como Juiz de Fora e Varginha.  

Já a Gol incrementou seus voos ofertando mais viagens para destinos como João Pessoa (PB) e Porto Seguro (BA) e programou 36 voos extras para o período que compreende o ano novo.

Entre voos domésticos e internacionais, o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte tem operações para 50 destinos. 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!