Irmãos na Câmara

STF obriga donos da 123milhas a comparecer à CPI das Pirâmides Financeiras

Depoimento da dupla está marcado para as 14h30 desta terça-feira (29/08)


Publicado em 29 de agosto de 2023 | 09:48
 
 
 
normal

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Carmen Lúcia decidiu que os donos da 123milhas são obrigados a comparecer à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Pirâmides Financeiras. Nessa segunda-feira (28/08), ela negou o pedido dos advogados dos irmãos Ramiro Júlio Soares Madureira e Augusto Júlio Soares Madureira, que pediam que a presença dos dois fosse facultativa. O depoimento de ambos está marcado para as 14h30 desta terça-feira (29/08), na Câmara dos Deputados.

Os advogados da dupla argumentam que ela foi convocada formalmente como testemunha, embora esteja em situação de investigada. O STF concedeu que os donos da 123milhas fiquem em silêncio e não respondam a perguntas que possam incriminá-los para não produzir provas contra si mesmo.

Os deputados ouvirão os irmãos sobre a suspensão de pacotes de viagens já pagos pelos consumidores, que gerou uma crise na empresa mineira na última semana. Nessa segunda, ela realizou uma demissão em massa. Procurada pela reportagem, não esclareceu quantos funcionários foram demitidos. Trabalhadores afirmam que cerca de 1.000 pessoas foram desligadas, o que reduziria em mais da metade o quadro da empresa.

Os donos da 123milhas são de uma família produtora e exportadora de café e comandam negócios bilionários.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!