Mesmo depois de medidas determinadas pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), como a adoção do prefixo 0303 para chamadas de telemarketing, consumidores são vítimas de ligações abusivas e tentativas de golpe. Uma nova investida de possíveis criminosos, relatada por consumidores à reportagem, é se passar pelo Banco Pan e oferecer um empréstimo consignado.
São ligações de números com diferentes DDDs, que geralmente ocorrem no mesmo horário do dia. Se o consumidor não atende à primeira chamada, outra é realizada logo em seguida, com um número diferente. Uma gravação pede que o consumidor interessado em um empréstimo consignado para beneficiários do INSS tecle um. Então, ele é direcionado a um atendente que, primeiro, diz ser da Central do Consignado, mas, depois, afirma ser o Banco Pan.
O funcionário fornece, inclusive, um número de telefone para confirmação da informação — 0800 333 3434. O número, porém, não pertence ao Banco Pan, segundo a instituição confirmou à reportagem. “O Banco Pan esclarece que não entra em contato com seus clientes por email ou telefonemas de funcionários. O banco recomenda, ainda, que não sejam informados quaisquer dados pessoais e bancários, como número completo do seu cartão de crédito, data de validade e código de segurança, seja por telefone ou email, mesmo que aparentem ser do Pan”, reforça o banco, por meio de nota.
A instituição também orienta sobre os únicos números de telefone que utiliza: “Diante de qualquer suspeita, é recomendado que entrem imediatamente em contato com a Central de Atendimento oficial do Banco Pan, pelo número 0800 776 8000 ou, para pessoas com deficiência auditiva e de fala, pelo número 0800 776 2200”.
Consumidores que estejam recebendo chamadas insistentes podem denunciar o caso à Anatel. Basta acessar o link denuncia-telemarketing.mj.gov.br. No formulário, é necessário inserir a data e o número da origem das chamadas.