A pandemia do coronavírus mudou a rotina não só dentro de casa, mas também das empresas de diversos setores. Exemplo disso é a procura por teleatendimentos na área da saúde, que tem feito as operadoras se adaptarem ao novo cenário. Na capital e na região metropolitana, a Unimed-BH estima que desde março do ano passado, quando a modalidade foi regulamentada pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pelo Ministério da Saúde, pelo menos 500 mil consultas online foram realizadas pela cooperativa, sendo 465 mil voltadas somente a pacientes com suspeitas de coronavírus.

Desde março deste ano, quando a empresa inaugurou o pronto atendimento virtual, voltado para outras patologias e casos de pequenas urgências, 36 mil atendimentos já foram realizados.

De acordo com o diretor administrativo e financeiro da Unimed Belo Horizonte, Eudes Arantes Magalhães, grande parte dos casos que são agendados no Pronto Atendimento On-line são solucionados e não evoluem para o atendimento presencial. A taxa de resolutividade chega a 91%.

"Com a pandemia e a necessidade de se evitar o contato, lançamos, em um primeiro momento, a consulta on-line com foco nos pacientes com suspeita de coronavírus. Chegamos a realizar nos momentos de pico 2 mil atendimentos. Neste ano, ao perceber um aumento na procura por atendimentos, que não estavam relacionados a sintomas respiratórios, ampliamos o serviço e colocamos o Pronto Atendimento online para problemas de menor gravidade e que os pacientes até mesmo por conta da pandemia estavam deixando de realizar essas consultas”, afirma o diretor.

A estimativa da unidade é que, por dia, 200 consultas sejam realizadas para pacientes não Covid. Já os atendimentos relacionados à doença, atualmente, chegam a mil pacientes diários.

"A gente percebe que os atendimentos online trazem maior comodidade, a intenção é continuar. Importante deixar claro que essa modalidade é mais um componente, uma ferramenta de atendimento, o presencial jamais será suprimido", destaca Magalhães, que ressalta que o investimento na estruturação dos teleatendimentos custou, aproximadamente, R$ 360 mil. "Muito do custo desses atendimentos já faz parte dos gastos da operadora, então não entra nessa conta, que são os sistemas de hardware, o pessoal e as salas", explica. 

Comodidade
A professora Paula Zumpano Tassara, 46, já se consultou virtualmente e agora não abre mão do atendimento online. A última consulta foi em abril, depois começou a sentir vertigens ao realizar pequenas atividades, como usar o celular e se locomover dentro de casa.

"Consegui marcar a consulta em questão de poucas horas e no mesmo dia já recebi o diagnóstico, que realmente era labirintite. Logo depois recebi a receita e já liguei na farmácia e comecei o tratamento. Eu já havia usado o atendimento outras vezes por conta de possíveis sintomas da Covid e se possível quero continuar sempre marcando assim, evita a espera no hospital, o tempo de deslocamento. É muito prático", afirma. 

Atendimento online 
Estrutura. Atualmente, a central de consultas on-line da Unimed-BH ocupa três andares do prédio da sede da cooperativa, no bairro Funcionários, em Belo Horizonte. Em dias de alta demanda, a central pode chegar a ter 80 médicos por turno.

Plano de saúde online
Com o aumento da procura por atendimentos virtuais, a Unimed-BH lançou, este ano, o plano "Bem Digital". O Plano individual nessa modalidade custa a partir de R$ 107,59 e de acordo com o diretor administrativo e financeiro da Unimed Belo Horizonte, Eudes Arantes Magalhães, o diferencial é justamente o atendimento online 24 horas, sete dias por semana.

Através de um aplicativo, o cliente pode agendar e realizar consultas, esclarecer dúvidas e ter acesso a outros serviços como o histórico de seus atendimentos e resultados de exames virtualmente. No caso de uma situação de emergência e o paciente precisar de atendimento em pronto-socorro, ele pode se dirigir a um dos hospitais credenciados. 

"É um plano de saúde com custo menor, mas o cliente tem interação online e atendimento 24 horas. Desde que ele foi lançado, em janeiro, a procura por ele aumentou 30%. É voltado a um público mais jovem, que tem mais familiaridade com o sistema online, mas temos visto que até os idosos com a facilidade em lidar com os smartphones não têm tido dificuldades. Temos buscado garantir a melhor assistência possível com todos os recursos disponíveis", destaca Magalhães. 

O plano é coparticipativo, mas sempre que o cliente utilizar a clínica Bem Saúde On-line 24h ou precisar de internação hospitalar, estará isento de coparticipação e carência para atendimento. Para consultas com especialistas, exames e procedimentos, será cobrada coparticipação.

Atendimento online 
- Pronto Atendimento: funciona de 7h às 21h45, todos os dias da semana e é voltado a casos de pequenas urgências, como dor lombar, diarréia, vômito, náuseas, coceira e olhos vermelhos, por exemplo.
- Consulta Coronavírus: o atendimento é focado para pacientes que estão com suspeitas da doença e estão sentindo febre, dor de cabeça, tosse, coriza, dor de garganta ou dificuldade para respirar. As consultas estão disponíveis de 7h às 21h45, sete dias da semana
- Agendamentos: as consultas podem ser marcadas através do site unimedbh.com.br/conectasaude