O desempenho dos empreendedores digitais melhorou em 2023: as pequenas e médias empresas online de Minas Gerais faturaram R$ 347 milhões, valor 20% maior que o atingido em 2022. No período foram vendidos 4,7 milhões de produtos, superando a quantidade do ano anterior em 12%. Os dados inéditos são da 9ª edição do NuvemCommerce, estudo anual sobre o e-commerce e o empreendedor brasileiro no ambiente digital, realizado pela Nuvemshop, plataforma para criação de lojas virtuais.
De acordo com Marcela Orlandi, gerente sênior de Sucesso do Cliente da Nuvemshop, as empresas do varejo online souberam aproveitar estrategicamente as movimentações do mercado em 2023 em relação a lançamentos de filmes, como Barbie, e shows internacionais, como Taylor Swift.
"Eventos e tendências de consumo como estes impactam a economia e são grandes oportunidades para alavancar as vendas, além das tradicionais datas comemorativas. Estar atento às oportunidades que surgem nas redes sociais e às tendências das plataformas são ações fundamentais para quem espera alcançar seus objetivos vendendo online”, comenta Marcela Orlandi.
O ticket médio por compra foi de R$ 237 na região. Os segmentos que mais venderam em Minas Gerais foram o de Moda (R$ 168,5 milhões), o de Acessórios (R$ 18 milhões) e o de Saúde & Beleza (R$ 16 milhões).
Em todo o Brasil, as pequenas e médias empresas online faturaram R$ 3,3 bilhões em 2023, valor 22% maior que o atingido em 2022. No ano, foram vendidos 55,5 milhões de produtos, superando a quantidade do ano anterior em mais de 19%.