Às vésperas do início da janela partidárias para as eleições de 2024, Uberlândia, no Triângulo Mineiro, tem, até o momento, quatro pré-candidatos à prefeitura: A deputada federal Dandara Tonantzin (PT), o deputado estadual Leonídio Bouças (PSDB), o atual vice-prefeito da cidade, Paulo Sérgio (PP) e o professor Gilberto Adeniê Cunha (PSTU).

Os partidos têm entre os dias 20 de julho e 5 de agosto para escolher seus candidatos aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador. Confira quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Uberlândia.

Dandara Tonantzin (PT)

Antes de assumir o cargo de Deputada Federal em 2023, Dandara foi vereadora de Uberlândia entre 2021 e 2022. Na Câmara dos Deputados, é vice-líder da bancada do PT.

Dandara é formada em pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e é mestre em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Ainda não há definição de quem será o vice de Dandara nas eleições de 2024, entretanto, a expectativa é que um nome seja anunciado antes da convenção do partido, marcada para o dia 28 de julho.

Leonídio Bouças (PSDB)

Bouças foi eleito vereador de Uberlândia pela primeira vez em 1988, assumindo a presidência da Câmara Municipal em 1991. No ano seguinte, exerceu o cargo de vice-prefeito de Virgílio Galassi.

Posteriormente, assumiu a Secretaria de Habitação e Meio Ambiente, em 1994, ainda na gestão de Virgílio, ano em que também se elegeu deputado estadual por Minas Gerais pela primeira vez. Desde então, exerceu outros cinco mandatos na ALMG.

Além da política, o pré-candidato também atua no setor privado como empresário, nas áreas da educação e agronegócio.

Para o cargo de vice-prefeito, deve ser indicado Gustavo Galassi (Republicanos), empresário, produtor rural e ex-presidente do Sindicato dos Produtores de Uberlândia. Além disso, Galassi é neto do ex-deputado federal e ex-prefeito de Uberlândia, Virgílio Galassi.

Paulo Sérgio (PP)

Em março deste ano, o atual vice-prefeito de Uberlândia trocou o PSD pelo Progressistas, legenda presidida pelo prefeito Odelmo Leão, mirando a pré-candidatura ao Executivo municipal. Empresário do ramo da construção civil, Paulo Sérgio fundou e foi presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais/Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP). 

Sua atuação na administração pública se iniciou em 1992, quando assumiu a Secretaria de Indústria e Comércio a convite do então prefeito Virgílio Galassi. Posteriormente, foi secretário de Trânsito e Transportes, de Desenvolvimento Econômico e diretor geral do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae) durante a gestão do prefeito Odelmo Leão. Em 2016, foi eleito vice-prefeito.

Ainda não há definição de quem será vice de Paulo Sérgio nas eleições de 2024.

Gilberto Adeniê Cunha (PSTU)

O pré-candidato do PSTU à Prefeitura de Uberlândia buscará o cargo de chefe do Executivo municipal pela sexta vez. Gilberto Cunha se candidatou em 2004, 2008, 2012, 2016 e 2020. Em 2014, também foi postulante ao cargo de deputado federal.

Cunha foi fundador do PSTU em Uberlândia, além de ter atuado como dirigente do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE/MG). Além da carreira política, o pré-candidato também é professor de história.

Como vice, a chapa deve indicar Gislaine Caixeta, também do PSTU.