Governador Valadares, na região do Rio Doce, se tornou foco de atenção do PL. Na avaliação do presidente estadual do partido, o deputado federal Domingos Sávio, a eleição na cidade está caminhando para uma disputa polarizada com o PT, o que demanda cuidado extra da sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro. De acordo com a pesquisa DATATEMPO divulgada em 7 de setembro (TRE-MG 03802/2024), dois candidatos aparecem tecnicamente empatados na primeira colocação: Coronel Sandro (PL), com 26,4% das intenções de voto, e Léo Monteiro (PT), com 25,4%. Um pouco descolado dos dois está Renato do Samaritano (Republicanos), com 17,9%.
Diante do cenário equilibrado, uma das estratégias do PL é turbinar financeiramente a campanha de Coronel Sandro. Deputado estadual, ele recebeu o dobro de Fundo Eleitoral em relação a correligionários de cidades maiores do interior de Minas, como Juiz de Fora, na Zona da Mata, Montes Claros, no Norte de Minas, e Uberaba, no Triângulo. Sandro recebeu R$ 2 milhões do partido, enquanto os candidatos Charlles Evangelista (Juiz de Fora), Maurício (Montes Claros) e Samir Cecílio (Uberaba) receberam R$ 1 milhão cada.
Além do aporte financeiro, outra estratégia do PL é buscar o chamado “voto útil”, com a justificativa de que candidato do partido seria o único que poderia evitar uma vitória do PT em Valadares. Neste contexto, eleitores de Renato do Samaritano são os mais cobiçados.
“Num primeiro momento, fizemos um esforço para atender todos os candidatos do PL. Agora, com metade do período eleitoral transcorrido, a gente volta a fazer pesquisas para a gente avaliar”, explicou Domingos Sávio. Ele citou casos em que não há necessidade de mais investimentos: quando há um único candidato e quando a eleição está claramente inclinada para vitória ou derrota.
O presidente estadual do PL também justifica o maior aporte a Coronel Sandro pela “importância enorme” da cidade, “referência no Leste mineiro e no Vale do Rio Doce”. “Justifica todo o nosso empenho em termos um governo de direita”, disse.
Expectativa por Bolsonaro. O candidato do PL em Valadares chegou a gravar vídeo ao lado de Bolsonaro e a mulher do ex-presidente, Michelle Bolsonaro, em visita do casal a BH, na semana passada, durante evento com Bruno Engler, candidato da sigla à PBH. Segundo a assessoria de Coronel Sandro, o material ainda não foi publicado porque ele segue na expectativa de uma eventual visita de ambos à cidade. Interlocutores do PL de Minas, no entanto, avaliam a possibilidade como incerta.