A candidata do PDT à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Duda Salabert (PDT), vai adotar como estratégia na reta final da campanha a migração de votos do campo progressista para estar em um eventual segundo turno na disputa pela PBH. Na quarta posição numericamente, na última pesquisa DATATEMPO (TRE-MG 04866/2024) e empatada tecnicamente com outros três candidatos, a deputada federal, que aparece 6,9% das intenções de voto no levantamento, aposta que disputará a segunda etapa da eleição com o deputado estadual Bruno Engler (PL).
Segundo a candidata, ela não irá fazer grandes carreatas ou atos de panfletagem. Sua aposta para atrair o ‘voto útil da esquerda’, será divulgando arte e poesia e prometendo uma “cidade feliz”, caso seja eleita.
“Vocês não vão me encontrar nessas carreatas breguissímas na cidade, buzinando, atormentando a saúde das pessoas em Belo Horizonte que já tem um dos piores trânsitos do Brasil”, disse a pedetista. “Todos os candidatos resolveram colocar os carros na rua e sair buzinando, achando que isso vai dar voto, mas não vai. O que nós vamos fazer é continuar distribuindo árvores pela cidade, declamando poemas por onde a gente passa”, concluiu a deputada.
Neste sábado (28 de setembro), Duda Salabert cumpriu agenda pela manhã em uma praça do bairro Carlos Prates, na região Noroeste da cidade, onde ocorria uma feira, atividades de agricultura urbana. No local, ela prometeu isenções fiscais para bares e restaurantes. “Vamos criar em Belo Horizonte o programa que se chama bares e restaurantes com história, aqueles estabelecimentos que fazem parte da tradição de BH terão isenções fiscais e colocaremos a UFMG junto desses espaços para potencializar a sua gestão para que sejamos de fato a capital dos bares e restaurantes”, afirmou.
Voto útil
A candidata disse ainda durante entrevista que tem recebido apoio de candidatos e lideranças de esquerda que estariam, segundo ela, aliados em outras legendas e que agora estão declarando apoio.
“O voto útil já migrou para nós. Você pega candidatos a vereador de diversos partidos do campo de esquerda, postando fotos com a gente, patrocinando vídeos com a nossa imagem, ou seja, não houve uma unificação partidária, mas apenas eleitoral. Belo Horizonte está com a gente e estarei no segundo turno”, disse a candidata.
“Eu tenho certeza que Fuad Noman, Alexandre Kalil, Mauro Tramonte, esses todos vão estar com a gente no segundo turno, porque o cenário que está se desenhando é Duda e Bruno Engler no segundo turno e todos esses vão fortalecer a nossa campanha e vamos vencer no segundo turno em BH”, concluiu.
Procurada, a assessoria do candidato Bruno Engler informou que ele está se preparando para o debate da Record e que não iria comentar o assunto.
Eleição 2024
Quer conhecer outros políticos que concorrem ao pleito? Confira a lista de candidatos a prefeito e vereador de todas as cidades do Brasil nestas Eleições 2024.