Assistencialismo

Soraya Thronicke chama de 'fracasso' manutenção do Auxílio Brasil

Candidato do União Brasil participou de encontro com empresários em Brasília


Publicado em 30 de agosto de 2022 | 19:54
 
 
 
normal

A candidata à Presidência da República, Soraya Thronicke (UNIÃO), criticou nesta terça-feira (30) a manutenção do programa de assistência social, o Auxílio Brasil. Deu a declaração durante evento com empresários promovido pela União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), em Brasília.

Soraya falou sobre o tema após ser questionada por Irma Fernandes, presidente da Sindicato do Comercio Varejista de Materiais de Construção de Goiás (Sindimaco-GO), sobre uma possível relação vista por ela entre a dificuldade de contratação de funciários e benefícios sociais.

Em resposta a empresária, Soraya analisou, sobre os benefícios sociais, de que é preciso "ter a porta de entrada e a porta de saída".

"Eu não posso me vangloriar de forma nenhuma e nehum governo pode se vangloriar dizendo 'eu aumentei tantos o auxilio emergencial que era o antigo bolsa familia e vou manter e ficar com essa promessa'... o projeto não tem a porta de saída. Para mim, quanto mais eu tenho que manter as pessoas nesse tipo de auxílio, mais eu provo que o governo foi um fracasso. Para mim é um atestado de fracasso", declarou.

Economia 

Durante o evento, Soraya também analisou sobre o comércio exterior e a atual segurança jurídica para investir no Brasil. Utilizou como exemplo a relação Brasil-China, que tem sido alvo de tensões do governo federal.

Na última sexta-feira (26), o ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou durante evento no Rio Grande do Sul, onde a postulante nasceu, que não quer a “chinesada” entrando no país para quebrar a indústria nacional. 

“Um cliente assíduo é tratado de forma diferente de um cliente esporádico? E o melhor cliente você trata mal? Desculpe, mas eu vou ter que falar. Tratar mal a China é muito ruim. Para nós faz um mal danado. É perigoso. Em um país democrático e que se diz liberal é totalmente incongruente. Tratar mal a França também", cravou.

Na manhã desta terça-feira (30), os presidenciáveis Ciro Gomes (PDT) e Jair Bolsonaro (PL) também participaram de debate na UCECS. Confira reportagens feitas pelo portal O TEMPO aqui:

O TEMPO agora está em Brasília. Acesse a capa especial da capital federal para acompanhar as notícias dos Três Poderes.

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!