Eleições 2022

Viana acusa partido Novo de intimidar prefeitos do interior a apoiarem Zema

Candidato ao governo de Minas acusa partido de adversário de utilizar liberação de recursos públicos para pressionar apoio à reeleição de Zema


Publicado em 30 de agosto de 2022 | 21:35
 
 
 
normal

O candidato do PL ao governo de Minas, o senador Carlos Viana, acusa o partido Novo, do atual governador Romeu Zema, de intimidar prefeitos do interior a apoiar a reeleição do chefe do Executivo estadual utilizando a liberação de recursos públicos. 

Sem especificar nomes, Viana, candidato que garante palanque no estado ao presidente da República Jair Bolsonaro (PL), afirma que seus encontros com lideranças e prefeitos pelo interior de Minas não são divulgados devido à pressão que representantes do partido de Zema impõem aos gestores municipais em troca de declaração de apoio. 

“Os meus encontros com lideranças no interior têm sido mantidos, de certa forma, sem muita divulgação porque os prefeitos se sentem até intimidados pelo partido Novo que cobra deles uma fidelidade política que não foi dada atenção especial pelos anos de governo”, afirmou Viana nesta terça-feira (30).

Ainda de acordo com Viana, além das verbas públicas destinadas aos municípios, cargos também são negociados.

“Hoje, temos que trabalhar sempre com muita estratégia para evitar que determinados acordos  que estão em andamento e sejam divulgados, e que os representantes do governo estejam lá para tentar convencê-los do contrário ou, até mesmo, fazer ameaças de não liberação de verbas, até cargos que estão à disposição de deputados que atuam nas regiões”, diz.

O uso da administração pública para cooptar apoio de prefeitos, segundo Viana, tem sido feito desde o início da pré-campanha eleitoral. “Enfrentei isso desde o início, ia a determinada cidade, divulgava, daqui a pouquinho, uma equipe de governo, ia lá oferecer uma série de vantagens a quem me recebeu e aos grupos de trabalhos. Há todo um silêncio e na política de Minas não se aceita isso, a resposta dos prefeitos e das lideranças políticas e religiosas se darão nas urnas e no trabalho do dia a dia”, afirma.

Mateus Simões, candidato a vice-governador na chapa do Novo, já declarou  que, "dos 853 prefeitos mineiros, mais de 600 declararam apoio à candidatura de Zema".

"Temos prefeitos que chegaram, inclusive, a gravar depoimento pedindo a reeleição do governador", disse em entrevista para o Café com Política, do Super N 1ª edição, da Rádio Super 91,7 FM, na segunda-feira (29).

Na ocasião, Simões afirmou que o apoio vem de prefeitos de vários partidos que, inclusive, têm candidato a governador. Apoio de prefeitos do PL, partido de Carlos Viana; do PSDB, que tem Marcus Pestana na disputa ao Palácio Tiradentes; e até mesmo do PSD, legenda do candidato Alexandre Kalil, foram citados pelo candidato do Novo.

A reportagem questionou ao candidato por mensagens, diretamente e por meio de sua assessoria, nomes de integrantes do Novo que utilizaram recursos públicos do estado para garantir apoio à reeleição de Zema, mas ainda não obteve retorno. 

A reportagem questionou a assessoria da campanha de Zema e Mateus Simões sobre a acusação, mas ainda não obteve resposta.

Esta matéria pode ser atualizada. 

 

Notícias exclusivas e ilimitadas

O TEMPO reforça o compromisso com o jornalismo profissional e de qualidade.

Nossa redação produz diariamente informação responsável e que você pode confiar. Fique bem informado!