Os estudantes que enfrentaram o segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), ontem, em todo o país, não se depararam com nenhuma surpresa ou com questões polêmicas nas provas de matemática e ciências da natureza. A avaliação foi feita por professores do Pré-Enem Chromos, de Belo Horizonte.

Dentre as questões que chamaram a atenção, estava uma de biologia sobre o desastre de Mariana, quando uma barragem da Samarco se rompeu em 2015. Uma das mais dífíceis foi em matemática: uma questão de análise combinatória usando uma tabela da Copa do Brasil de 2015.

A professora de biologia e coordenadora do Pré-Enem Chromos, Denise Arão, considerou a prova deste ano mais tranquila e direta se comparada com a aplicada no ano passado. “Teve questões técnicas, que exigiram conhecimento teórico, e questões interpretativas, fáceis, médias e difíceis”.

Segundo ela, a que tratou da tragédia de Mariana foi de nível médio, e exigiu conhecimento geral sobre o tema. A questão versou sobre como a bioacumulação tóxica afeta a cadeia alimentar no meio ambiente.

“Como sempre acontece em todo Enem, a prova de matemática foi de nível médio para fácil”, afirmou o professor Guilherme Camargos. A questão mais difícil, apontou ele, foi a da tabela sobre a Copa do Brasil. Depois de informar os times que já tinham ganhado o título e quantas vezes, a questão pedia para dispô-los em seis prateleiras, sendo na primeira, os gaúchos; na segunda, cariocas; na terceira, mineiros; na quarta, paulistas; e nas duas últimas, quaisquer times. “Eram muitas condicionantes”, frisou.

Rafael Braga, 19 anos, endossa. De olho em uma vaga para engenharia química, o aluno do Chromos, considerou que as outras questões de matemática estavam fáceis, mas demandaram tempo maior de resposta em função da interpretação. 

“Manejei melhor o tempo nas questões de ciências da natureza. A prova estava enxuta. Em biologia, a maioria cobrou mais interpretação. Em física, algumas questões exigiram umas contas mais complicadas. Mas em química, as questões tiveram conteúdo clássico”, analisou.

Gabarito. Com o fim das provas, ontem, a expectativa, agora, é a divulgação do resultado. “O que posso dizer é que o gabarito oficial sai até o dia 1º de dezembro. A nota ainda não tem uma data. A gente espera que saia entre o final de janeiro e início de fevereiro de 2022”, disse a professora Denise Arão.