As seis apresentações feitas pelo cantor Bruno Mars em São Paulo neste mês movimentaram cerca de R$ 102,7 milhões — com turistas vindos de outras regiões do estado e de outros estados brasileiros.

A estimativa é da São Paulo Turismo (SPTuris) e corresponde a gastos com hospedagem, transporte, alimentação e compras feitas pelos fãs que se deslocaram para a cidade.

A empresa de eventos e turismo da prefeitura avalia que, dos 409 mil ingressos, 15% (61,4 mil) tenham sido comprados por pessoas vindas de outros municípios.

Foram consideradas as despesas dos turistas com hospedagem, transportes, alimentação e compras na cidade. O levantamento não inluiu os gastos dos moradores da capital, locação de espaço e montagem.

Vendas

As vendas para os shows no estádio MorumBis representam quase metade do total de ingressos disponibilizados no Brasil. Na quarta-feira (16/10), “Bruninho” retoma a turnê, que tem mais oito apresentações para ocorrer entre as cidades do Rio de Janeiro, Brasília, Curitiba e Belo Horizonte.

A SPTuris espera que esse movimento continue até o fim de 2024, com grandes shows previstos no calendário do segundo semestre. Entre as atrações mais aguardadas estão Paul McCartney (15 e 16 de outubro no Allianz Parque), o festival de heavy metal Knotfest (19 e 20 de outubro, também no Allianz Parque) e The Smashing Pumpkins (3 de novembro no Espaço Unimed).

Outros nomes confirmados são Keane (9 de novembro), Franz Ferdinand (14 de novembro), Linkin Park (15 e 16 de novembro), todos em São Paulo. Para encerrar o ano, a capital ainda receberá Lenny Kravitz (23 de novembro), Iron Maiden (6 de dezembro) e Chris Brown (21 e 22 de dezembro), todos no Allianz Parque.

O departamento municipal de turismo estima que, anualmente, o turismo relacionado a shows e festivais injeta mais de R$ 2 bilhões na economia da cidade, reforçando São Paulo como um dos principais polos culturais e turísticos do Brasil.