Um violeiro e uma violeira de mãos cheias são as atrações da 8ª edição do projeto 'Viola de Feira', que acontece neste sábado (26/10) no Centro Cultural Padre Eustáquio e promete muita música e poesia de qualidade. Rubinho do Vale e Sol Bueno vão cantar e interpretar suas raízes - no caso dele o Vale de Jequitinhonha e no dela, o outro Vale, o do Paraopeba - em uma apresentação que acontece a partir das 11h e tem entrada gratuita.
A cantora e compositora Sol Bueno, que é natural de Pitangui, no Centro-Oeste mineiro, vive aos pés da Serra da Moeda, no Vale do Paraopeba, e sua música expressa suas origens, os povos habitantes do cerrado e o meio ambiente em que vive.
Já Rubinho do Vale, que soma mais de 40 anos de carreira e 23 discos gravados, é conhecido por cantar a sua terra, o Vale do Jequitinhonha, fazendo da sua música um retrato do país. Inspirado na cultura popular, passeia pela rica diversidade de ritmos e estilos do cancioneiro brasileiro.
O projeto "Viola de Feira" é idealizado pelo violeiro Wilson Dias, e visa a preservação da cultura e da tradição violeira. Em 2024 estão sendo realizadas cinco apresentações em centros culturais de Belo Horizonte. O show com Rubinho e Sol é o segundo deste ano e tem realização da Picuá Produções Artísticas Ltda, através da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e patrocínio do Instituto Unimed - BH.
Serviço
O quê: Viola de Feira - Rubinho do Vale e Sol Bueno
Quando: Sábado (26/10), às 11 horas
Onde: Centro Cultural Padre Eustáquio (rua Jacutinga, 550, Bairro Padre Eustáquio)
Quanto: Acesso gratuito
Próximas apresentações
23/11 - Levi Ramiro e Trio Caipira Paulista [Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado]
21/12 – João Arruda e Duo Inteiro a Dois com Pedro Gomes e Mariah Carneiro [Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado]
25/01 - Wilson Dias e Dário Marques [Centro de Referência da Cultura Popular e Tradicional Lagoa do Nado]